Ir para o conteúdo

Mercado

Hackathon traz soluções a pequenos produtores em meio a pandemia

Maratona mobilizou 1,5 mil desenvolvedores dias e trouxe 67 soluções para diversos setores, seis delas para o agro

Mais de 1,5 mil profissionais da inovação desenvolveram, entre 28 de março e 7 de abril, 67 soluções para mitigar os impactos da pandemia do novo coronavírus em diferentes setores da economia, inclusive o agronegócio.

Batizado Mega Hack Covid 19, o evento ocorreu de maneira 100% on line e gerou um “banco de ideias” para microempreendedores, empresas, startups e profissionais autônomos durante o período de crise econômica e humanitária.

Foram 1.571 inscritos, 163 times, mais de 70 empresas apoiadoras, 36 palestrantes, 26 lives, mais de 160 mentores, 279 mentorias realizadas e 67 projetos submetidos (seis para o agronegócio).

Entre eles, palestrantes de alto nível – como o economista Ricardo Amorim e a investidora Camila Farani – deixaram conselhos profissionais sobre temas como “Economia em tempos de pandemia”, “Conceitos de design thinking”, “Gestão financeira em situações adversas”, “Modelos de negócio”, entre outros.

Os trabalhos foram finalizados na semana passada e, nos dias que seguiram a final, a equipe Shawee focou em consolidar todas as ideias criadas durante o Mega Hack em uma só plataforma.

Agro

As soluções para o agro são majoritariamente plataformas para conectar pequenos e médios produtores a seus clientes, sejam consumidores finais, mercados e restaurantes ou mesmo pais de alunos da rede pública para distribuição da merenda.

Ainda assim, cada uma tem diferenciais que podem responder a demandas específicas. Confira a seguir ou saiba mais no site:

Feira Virtual

É uma plataforma B2C em que os feirantes de cada cidade poderão se cadastrar e disponibilizar seus contatos para que consumidores possam entrar em contato.

Hortifácil

É uma plataforma web que otimiza a inteligência de mercado da cadeia hortifrúti. Os produtores rurais se cadastram como ofertantes; os varejistas, como demandantes; e os transportadores oferecem o serviço de frete.

Triângulo

É uma plataforma B2B que conecta pequenos produtores a compradores, como mercados e restaurantes. O site mostra a demanda dos compradores e os produtores fazem suas propostas.

Buonna App

O aplicativo gratuito visa conectar produtores e clientes com análises de custo-benefício (como cálculo de rota e preço em determinada região, entre outros) e foco social como doação e preços reduzidos para produtos próximo à validade.

Merenda

Chatbot que visa planejar a distribuição de alimentos da agricultura familiar aos pais ou responsáveis dos estudantes das escolas públicas durante o período de suspensão das aulas em razão da pandemia do COVID-19.

Mapa Verde

Mapa colaborativo que tem como objetivo conectar o pequeno produtor rural com o consumidor final.

Assine nossa Newsletter

Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro