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Grão Direto dá informações para produtor que quer vender e comprar grãos

Startup criou um marketplace virtual que substitui as tradicionais transações por telefone

Foi da experiência do engenheiro de produção Pedro Paiva com seus pais, produtores rurais de Uberaba, Minas Gerais, que surgiu a ideia para a startup Grão Direto. Ele percebeu que embora o agronegócio esteja se modernizando, muitas transações comerciais ainda são feitas de maneira bastante analógica, pelo telefone. Para contornar esse problema, ele chamou dois amigos de infância, o administrador Alexandre Borges e o cientista da computação Frederico Marques, para desenvolver uma plataforma de compra e venda de grãos.

De acordo com Alexandre, o objetivo da empresa, além de conectar compradores e produtores, é oferecer a maior quantidade de informações possível para que o produtor tome as melhores decisões. No formato analógico de compra e venda, muitos dados simplesmente não são catalogados. A plataforma oferece o preço médio de grãos como milho, soja, trigo e sorgo de acordo com a região em que eles foram negociados, além de cotações do dólar, de fretes, de bolsas… Tudo o que pode ajudar no momento de fechar uma negociação. “Mesmo que o produtor escolha fazer a venda fora da plataforma, queremos ter certeza que ele tomou a decisão certa com base no que viu na Grão Direto”, diz o empreendedor.

Desde seu surgimento, em 2016, a Grão Direto já se associou à Esalqtec, a incubadora de startups da Esalq, e foi acelerada pela Startup Farms. Recebeu aportes da Monsanto (que deixou de existir como marca após a fusão com a Bayer), incluindo o primeiro investimento direto da empresa em uma agtech brasileira, e do fundo Open VC, criado pelos ex-executivos da Microsoft no Brasil Osvaldo Barbosa de Oliveira e Mauro Muratório Not.

Até agora, a aceitação tem sido bastante positiva. O modelo de negócios da startup se baseia na cobrança de pequenas taxas dos compradores e de consumidores interessados em assinar outros serviços oferecidos, como o envio diário de informações do mercado ou acesso a uma plataforma que regulariza a documentação de transações realizadas pela plataforma. Os planos de expansão incluem a consolidação em território brasileiro, o principal mercado da Grão Direto. Mas Alexandre Borges não descarta uma internacionalização.

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