07 janeiro 2020

Gigante chinesa dos drones aterrissa com robô e sistema inteligente

Xag já disponibilizou 42 mil vants que cobrem 20 milhões de hectares na China

COMPARTILHE:

foto: XAG

0

A Xag, gigante chinesa dos drones, “chegou ao solo” com o lançamento de três produtos para agricultura inteligente em dezembro. Entre eles, o robô R80 Agricultural Utility Vehicle (XAUV), o AutoPilot Console (XAPC) e o Smart Agriculture System (XSAS).

O objetivo foi complementar as soluções baseadas em drones para automatizar toda a produção agrícola, desde o processo de plantio, semeadura e manejo até a colheita.

Peng Bin, CEO da XAG, apresenta o sistema XAG Smart Agriculture System em dezembro. (Foto: XAG)

O XAUV ™ R80 é um robô agrícola autônomo e multifuncional que permite pulverização à taxa variada e outras atividades com tração adaptada a campos simples e terrenos inclinados.

Com navegação RTK com precisão de centímetros, o XAUV R80 tem capacidade de carga útil de 80 litros para embarcar diferentes instrumentos, como o JetSprayer e XIoT para pulverização de pomar, combate a ervas daninhas em campo aberto, monitoramento de culturas e transporte agrícola.

Como um sistema de direção automatizado, o piloto automático XAPC foi projetado para melhorar a precisão da operação e o desempenho de equipamentos agrícolas de médio a grande porte, como tratores e colheitadeiras.

Compatível com smartphones ou tablets e desenvolvido com guias de layout amigável, o equipamento fornece acesso à rede de navegação de alta precisão RTK, que ajuda a evitar pulos, sobreposições e danos às colheitas.

Já o sistema de gestão XAG SAS fornece a pequenos, médios e grandes agricultores soluções detalhadas de gerenciamento de produção, desde a semeadura, fertilização, proteção da colheita até a colheita.

Com uma interface simples e um rico conjunto de ferramentas, o XSAS integra dispositivos de agricultura de precisão, IoT (Internet das Coisas) e IA (Inteligência Artificial) para criar um modelo científico de colheita, digitalizar registros de agricultura e alcançar objetivos de crescimento das safras.

Fundada em 2007, a Xag atua há 12 anos no mercado de veículos aéreos não tripulados e conta, atualmente, com 42.000 drones agrícolas em operação. No total, a empresa já atendeu 6,37 milhões de agricultores com serviços de proteção de culturas de precisão em 20 milhões de hectares.

AUTOR:

Daniel Azevedo Duarte

Daniel Azevedo Duarte é editor-chefe do AgEvolution do Canal Rural, Mestre em Jornalismo (UCM/USP), MBA em Agro (FGV) e entusiasta da inovação no agro. Também é professor em Comunicação no Agro na PUC de Campinas e correspondente de publicações internacionais sobre o setor.

Leia Mais:

Choque: agtech capta R$ 29 mi para eletrocutar ervas daninhas

Solução elimina defensivos químicos em aplicações manuais e está sendo adaptada para tratores

SAIBA MAIS

Sinal verde: aceleradora busca startups para inovação com cannabis

The Green Hub tem inscrições abertas para debate, convocatória e rodada de investimento sobre soluções disruptivas para o produto

SAIBA MAIS

Agtech brasileira é convidada ao Fórum Econômico Mundial

Mariana Vasconcelos, fundadora da Agrosmart, participa de dois painéis sobre sustentabilidade em Davos

SAIBA MAIS

Show Rural Digital terá hackathon e investidores anjo

Tradicional evento da Coopavel amplia área destinada à inovação, que contará com 150 expositores, Fórum e outras atrações

SAIBA MAIS