Ir para o conteúdo

Nanotecnologia

Gel nanomolecular controla água para driblar estiagem

Produto absorve 600 vezes o próprio peso em líquido e o libera durante até 20 dias

A startup brasileira Fertigel desenvolveu, em parceria com a Embrapa Instrumentação, um hidrogel nanomolecular capaz de driblar períodos de estiagem de até 20 dias.

Cada molécula do produto absorve e retém até 600 vezes seu peso em água, seja da chuva ou de irrigação, e a libera segundo a necessidade das plantas. Deste modo, pode manter uma oferta hídrica “homeopática” durante fases crucias de um cultivo, como o plantio.

À esquerda, Adriel participa de teste de campo para definir protocolo de utilização. (foto – Fertigel)

O hidrogel usa um polímero absorvente modificado com nanopartículas (um bilhão de vezes menores que 1 metro), que é desenvolvido há 8 anos pela startup e a Embrapa Instrumentação.

“Além de elevar a absorção de 100 para 600 vezes o peso do polímero, as nanopartículas favorecem muito a interação com fertilizantes. Por exemplo, conseguimos reduzir em 90% as perdas de nitrogênio que ocorrem por lixiviação e evaporação”, comenta Adriel Bortolim, fundador da Fertigel.

A agtech está em fase de registro do produto no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para comercialização e já tem parceria para escalonamento da produção do hidrogel.

Liberação controlada

Outro aspecto interessante do hidrogel é a liberação controlada de água e dos nutrientes, segundo a necessidade exata das plantas. Ou seja, estes insumos não se perdem no solo ou evaporam, pois ficam retidos no gel.

Depois de 20 dias, o produto fica “seco”, mas ainda está no solo. Assim, a partir de uma nova chuva ou irrigação, ele pode iniciar um novo ciclo de liberação controlada de água e fertilizantes.

A solução visa os cultivos de soja, milho e café a partir de um protocolo pré-definido para utilização. Isso é importante pois a solução pode ter ainda mais valor para os produtores em fases específicas da agricultura, como o plantio.

“Queremos que o produtor receba o produto e saiba exatamente como aplicar para ter os melhores resultados. O objetivo é driblar o estresse hídrico com o bônus do melhor uso dos nutrientes”, acrescenta.

Veja o vídeo:

AUTOR:

Daniel Azevedo Duarte

Daniel Azevedo Duarte é editor-chefe do AgEvolution do Canal Rural, Mestre em Jornalismo (UCM/USP), MBA em Agro (FGV) e entusiasta da inovação no agro. Também é professor em Comunicação no Agro na PUC de Campinas e correspondente de publicações internacionais sobre o setor.

Assine nossa Newsletter

Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro