Ir para o conteúdo

Futura ministra Tereza Cristina promete secretaria para AgTechs

A criação faz parte da estratégia tanto do ministério quanto do governo do presidente eleito Jair Bolsonaro de simplificar e desburocratizar processos

As AgTechs receberão um tratamento especial na gestão da futura ministra da Agricultura, Tereza Cristina. “Nós teremos uma secretaria para cuidar de tecnologia e inovação e formular políticas de estado para esse segmento”, conta.

Embora o Brasil seja um importador de tecnologia em diversas áreas, no setor agrícola o país tem vocação para se tornar uma referência e um exportador de ideias. “Somos criadores e exportadores e também os maiores embarcadores de tecnologia nos nossos produtos, apesar de a sociedade não reconhecer isso. A gente sabe o tanto de tecnologia que tem no grão de milho, numa semente de milho ou de soja”, diz.

Em documento divulgado na terça-feira, dia 18, a futura ministra detalhou a nova estrutura de seu ministério, incluindo a criação de três novas secretarias, uma delas voltada para a Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação. Ela ainda não escolheu o nome que ficará à frente da pasta.

Tereza Cristina também afirma que vai acelerar a aprovação de leis que abordam a proteção de dados colhidos no campo. “A gente pode fazer com que elas andem mais rápido para que essa proteção acontece de forma mais célere. E também para a gente deixar de pagar royalties e usar as nossas tecnologias caseiras, que são muito boas”, conta.

A criação da secretaria faz parte da estratégia tanto do Ministério quanto do governo do presidente eleito Jair Bolsonaro de simplificar e desburocratizar processos. “A burocracia brasileira, em todos os setores, se tornou uma âncora que impede o Brasil de deslanchar”.

Assine nossa Newsletter

Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro