Ir para o conteúdo

Foodtech

Foodtech lança produto à base de plantas para substituir ovo em omelete

Ligada ao Grupo Mantiqueira, startup usa ervilha, soja e cúrcuma na receita

A N.ovo lançou, neste mês, o primeiro plant based para substituição aos ovos em receitas de ovos mexidos e omeletes. A foodtech, que é uma spin-off do Grupo Mantiqueira, também foi pioneira no país a produzir produtos alternativos aos ovos a partir de plantas.

omelete

Omelete vegano reproduz características do ovo. (foto – N.ovo)

O N.ovo Mexido e Omelete já poderá ser encontrado, a partir deste mês, nas redes Pão de Açúcar, La Frutaria e Zona Sul.

Os produtos têm composição mundialmente inédita, com sabor, coloração e consistência idênticos ao ovo tradicional.

Desenvolvida a partir de tecnologia inovadora, a fórmula mimetiza a aparência, textura e até o aroma dos ovos mexidos e omeletes.

Sua fórmula combina ervilha, soja e cúrcuma, raiz com ação antioxidante e anti-inflamatória, grande aliada no fortalecimento do sistema imunológico, também responsável pela cor amarelada característica de ovos.

Apresentado na versão em pó, seu modo de preparo é muito simples, sendo apenas necessário adicionar água, leva-lo à frigideira e mexer, assim como se faz com os ovos convencionais.

O produto vegano não tem gordura, nem colesterol, é livre de transgênicos, não contém glúten e leite; além disto, é considerado fonte de proteína e tem a vantagem de não ser perecível, não quebrar, ter menor risco microbiológico de contaminação e facilidade para transporte.

Para a criação do N.ovo Mexido e Omeletes foram necessários investimentos de três anos, em estudo de mercado, pesquisas de formulações, ingredientes e tecnologia, até fase final de desenvolvimento do produto.

Foodtech

O lançamento do  N.ovo Receitas, onde a história da marca começou, também demandou  de um a três anos, de P & D nos principais núcleos e simpósios mundiais de referência em inovação, como o Future of Food (GFI), a Expo WestSingularity University e Vale do Silício, todos na Califórnia.

Nova linha também tem ingrediente plant based para ovos mexidos. (foto – N.ovo)

O produto chamou a atenção de organizações mundiais, ligadas à inovação e rendeu a Amanda Pinto, fundadora da marca, o prêmio “ Inventora do Ano” e “Innovators Under 35” de 2020, concedido pela revista MIT Technology Review, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, um dos principais reconhecimentos internacionais de tecnologia da América Latina, além da empreendedora ter entrado para a lista Forbes Under 30 de 2021.

Hoje no Brasil não existe nenhum produto similar ao N.ovo Mexido, embora em outros países venham sendo desenvolvidas fórmulas com o objetivo de mimetizar os ovos de mesa, mas nenhuma similar, sendo proteica e zero gordura.

Para comemorar o lançamento do produto no varejo, a foodtech N.ovo  acaba de promover um evento na Casa Flutuar em São Paulo, com atividades físicas e degustação em primeira mão da novidade.

“O lançamento desse produto para o varejo foi uma grande conquista e uma grande inovação para nós. Esse foi o desenvolvimento mais desafiador que já tivemos na companhia, e ver que agora as pessoas podem preparar seus ‘omeletes e ovos mexidos’ no conforto de suas casas, com os temperos que preferirem nos enche de alegria e orgulho” – afirma Amanda Pinto, Fundadora da startup.

Com o novo produto, a empresa pretende aumentar a distribuição, para mais de 5000 pontos de venda, com presença nas cinco regiões do Brasil, além de também cruzar fronteiras, já que terá lançamento na Noruega, além de outros países. (com informações da assessoria de imprensa)

Veja também o boletim AgEvoltion “As novas foodtechs”:

Assine nossa Newsletter

Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro