FoodTech Hub debate futuro dos alimentos com líderes internacionais
Evento promove diálogo independente em preparação ao Food Summit 2021 da ONU
Por Redação
COMPARTILHE NO WHATSAPP
O FoodTech Hub Br realizará, nos dias 8 e 9 de junho, a segunda edição do Internacional FoodTech Fórum como parte da preparação para o UN Food Summit 2021.
O evento online abordará os principais desafios globais dos sistemas alimentares e o papel da tecnologia e da inovação para um modelo de indústria sustentável, eficiente, digital e inclusivo.
Previsto no calendário oficial da Organização das Nações Unidas (ONU), o encontro terá como tema “Indústria de Alimentos: Modelando o Futuro da Alimentação”.
O primeiro dia contará com dois painéis; na parte da manhã, Tecnologias Sustentáveis e Desenvolvimento e, durante a tarde, Futuro da Nutrição. Já no segundo dia, ocorrerá o primeiro diálogo independente, uma preparação para o UN Food Summit 2021.
“O evento como um todo traz um debate necessário para Brasil. A indústria de alimentos exerce um papel fundamental na transformação e no suprimento de alimentos sustentáveis e nutritivos à sociedade”, diz Paulo Silveira, CEO do FoodTech Hub.
Com o apoio da ABIA (Associação Brasileira da Indústria de Alimentos), ABIR (Associação Brasileira das Indústrias de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólica), ABRE (Associação Brasileira de Embalagens), o evento vai reunir líderes da indústria, academia, governo, empreendedores, venture capital e players da inovação em alimentos de diversos continentes.
Demanda
De acordo com as últimas projeções da Organização das Nações Unidas (ONU), a população mundial aumentará de 7,8 bilhões para 9,1 bilhões até 2050. Já segundo a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), a produção mundial de alimentos deve ser ampliada em cerca de 70% – o que pode trazer impactos significativos ao planeta.
“A busca por dietas mais nutritivas e uma produção de alimentos cada vez mais sustentável, além da garantia da segurança alimentar, acelera a discussão de transformação nos sistemas alimentares com uma produção de alimentos que preserve a biodiversidade e o meio ambiente ao mesmo tempo que promova a saúde e o bem-estar“, afirma Silveira.
Alimento e tecnologia
Criado em 2018, o FoodTech Hub Br vem se consolidando como referência no desenvolvimento de um dos mais eficazes e completos ecossistemas de inovação em alimentos do mundo.
Os seis principais pilares de interesse são: Produtos; Processos e Tecnologia; Food Service; Embalagens Inteligentes; Desperdício de Alimentos e Segurança dos Alimentos.
“Queremos ajudar a desenvolver a inovação focada em tecnologias disruptivas para a produção de alimentos saudáveis, nutritivos, equilibrados e saborosos. Hoje temos um consumidor mais informado e preocupado com o corpo e a mente”, destaca Silveira.
Segundo o UBS em seu relatório de 2019 – chamado FOOD REVOLUTION – o mercado de inovação de novos alimentos irá atingir um valor global de aproximadamente US$ 700 bilhões em 2030. De acordo com a agência de pesquisas Euro monitor Internacional, atualmente, o Brasil ocupa a quinta posição no ranking de países quando se trata do consumo de alimentos saudáveis.
O país conta com várias foodtechs atuando nas mais diversas áreas, desde soluções de gestão para os atores da cadeia de food service – até novos modelos de delivery e de negócios que giram em torno da alimentação saudável. (com informações da assessoria de imprensa)