Ir para o conteúdo

Agtechs

Food Loss Challenge desafia startups contra desperdício de alimentos

Iniciativa pioneira busca soluções de forte impacto na cadeia de frutas, legumes e verduras

A Bayer e o FoodTech Hub Br lançaram, hoje (dia 18), uma chamada para selecionar startups brasileiras e latino-americanas com soluções para diminuir a perda de alimentos em diversas fases da cadeia agrícola.

O Food Loss Challenge, como foi batizado, identificará empresas inovadoras que sejam capazes de minimizar prejuízos no setor de FLV (Frutas, Legumes e Verduras), especificamente nas culturas de tomate, melão, folhosas e brássicas, como couve, repolho, nabo, brócolis etc.

Entre as possibilidades tecnológicas, o projeto terá atenção voltada para quatro temas prioritários para superar o desafio que são: produção, tecnologia agrícola, engenharia genética, transporte e armazenamento.

“Nosso foco é investir em quem pode oferecer ferramentas inovadoras para a cadeia de frutas e hortaliças, a fim de reduzir as perdas desde o momento em que estes alimentos saem da lavoura até quando elas chegam aos fornecedores, ainda antes de chegar ao varejo”, explica André Fukugauti, gerente de projeto em Inovação Aberta da divisão agrícola da Bayer.

Os organizadores esclareceram, no entanto, que o desafio busca soluções para a primeira etapa da cadeia produtiva que vai do campo até o armazenamento. Isso significa, que neste primeiro momento, a chamada não contemplará soluções focadas no desperdício de comida (Food Waste) que acontece em grandes varejistas ou na casa dos consumidores.

Etapas

O período de inscrições para o Food Loss Challenge será de 18 de março de 2021 a 5 de agosto de 2021 e a seleção será composta por quatro etapas, são elas:

Etapa IInscrição: Cadastro no website www.foodlosschallenge.com.br e envio da inscrição.

Etapa IIInício da Qualificação das startups inscritas. Nesta etapa, os organizadores da chamada farão a avaliação dos inscritos e selecionarão um conjunto de startups que seguirão para a etapa III.

Etapa IIISeleção das Finalistas. A comissão examinadora poderá solicitar o envio de novas informações das startups qualificadas, para fins de análise complementar.

Etapa IV Divulgação das Finalistas Selecionadas. No dia 29 de setembro, no evento virtual Food Loss Challenge, cada startup finalista apresentará seu negócio para uma banca de avaliação e seleção, composta por membros da agroindústria, venture capital, institutos de pesquisa e universidades, governo e membros independentes dos apoiadores.

Fome para ninguém

Segundo a empresa, o Food Loss Challenge reflete o movimento de inovação aberta da Bayer como um todo, especialmente em saúde e nutrição.  “Esta é também uma das frentes do Life Hub da Bayer, que se propõe a encontrar soluções para alimentar mais pessoas. É um projeto extremamente conectado ao propósito da Bayer, que é ‘Saúde para todos. Fome para Ninguém’”, destaca Caspar van Rijnbach, Líder de TI e de Transformação Digital da Bayer Brasil.

O Food Loss Challenge é a primeira chamada para selecionar startups que a Bayer realiza através do LifeHub São Paulo – hub de inovação aberta inaugurado pela companhia no Brasil em novembro do ano passado e o oitavo da Bayer no mundo.

Paulo Silveira, idealizador do FoodTech Hub Br e responsável por reunir os parceiros do Food Loss Challenge, explica que as quatro categorias do desafio estão diretamente ligadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) estabelecidos pelo Pacto Global entre empresas que estão engajadas com a agenda de desenvolvimento.

“Este é um esforço conjunto, de países, empresas, instituições e sociedade civil. Os ODS buscam assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e o empoderamento de mulheres e meninas, agir contra as mudanças climáticas, bem como enfrentar outros dos maiores desafios de nossos tempos”, introduziu.

De acordo com ele, o setor privado tem um papel essencial nesse processo como grande detentor do poder econômico, propulsor de inovações e tecnologias, influenciador e engajador dos mais diversos públicos.

“Por isso, a iniciativa Food Loss Challenge, que irá promover ações voltadas à prevenção e redução das perdas de alimentos no Brasil, por meio de uma gestão mais integrada,

impacta diretamente também em questões de preservação do meio ambiente e da biodiversidade. Além disso, tem o impacto social, uma vez que esse alimento perdido não chega até a população”, conclui Silveira.

Veja também o episódio do AgEvolution ‘Inovação contra a Fome”:

Assine nossa Newsletter

Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro