Futuro
Fabricante lança conceito de tratores-robôs em enxame
Máquinas 100% elétricas atuariam como um pelotão e sem operadores no futuro; veja o vídeo
A John Deere divulgou sua visão sobre o futuro dos maquinários agrícolas em um vídeo-conceito sobre um enxame de tratores, plantadeiras e colheitadeiras totalmente elétricas e autônomas.

Vídeo mostra novo tipo de produção agrícola em larga escala. (foto: John Deere)
O vídeo intitulado “O futuro da agricultura como você nunca imaginou” mostra dois tratores autônomos conectados; o carregador elétrico GridCON e o trator conceito Joker, que já noticiamos aqui no AgEvolution.
As imagens mostram o trator elétrico conectado ao GridCON com um cabo de 1 km de comprimento (máx. 2,5 kV / 300kW) que liga e desliga de forma automática. O trator tem um sistema de transmissão elétrico de 100 kW (136 hp) e uma unidade de potência adicional que oferece até 200 kW (272 hp).
O GridCON é conectado a uma (ou mais) combinações autônomas de implementos de trator Joker por meio de um cabo de alimentação aérea que fornece energia elétrica para sua fonte de energia elétrica de 500 kW (680 HP).
Com um trator GridCON e cinco Jokers, um enxame de máquinas agrícolas elétricas e autônomas é criado permitindo um novo tipo de sistema de produção agrícola em larga escala.
Tratores elétricos
No vídeo, a John Deere explica que a fonte de alimentação externa está conectada por meio de um cabo de extensão escalonável ao trator GridCON, do qual a energia elétrica é transferida para os Jokers.
A nova combinação, que a John Deere chama de GridCON2, é uma evolução das máquinas individuais com uma linha de energia de 3 km, 8 kV e 1.000 kW.
O sistema também permite supervisão remota e controle total por meio de uma interface de usuário digital baseada em gêmeos digitais. A empresa também diz que o hidrogênio como fonte de energia ainda tem muitas restrições, mas que uma célula de combustível também permitiria reabastecer o “enxame” em operação.
Assine nossa Newsletter
Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro