Fabricante demonstra pulverizador inteligente conectado ao 5G

Exibição contou com a presença do presidente Jair Bolsonaro e da ministra Tereza Cristina em Sorocaba

Por Redação
john deere 2 pulverizadora 5g

A John Deere demonstrou, na última sexta-feira, dia 25, um dos potenciais de uma conexão de alta capacidade para as atividades no campo.

Solenidade contou o presidente Jair Bolsonaro e a ministra Tereza Cristina. (foto – John Deere)

A fabricante conectou um pulverizador M4000 à rede 5G durante a inauguração do 5G Smart Campus Facens, pela Faculdade de Engenharia de Sorocaba (Facens), em parceria com a Ericsson, a Embratel e a Claro.

A solenidade contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, da ministra da Agricultura, Tereza Cristina; do ministro das Comunicações, Fábio Faria; e do ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes.

O pulverizador M4000 foi lançado na Agrishow de 2019 e tem como diferencial o ExactApply, um sistema inteligente de pontas que proporciona mais precisão na aplicação dos insumos, além de melhorar a qualidade de cobertura – tudo de forma automatizada. Ou seja: a própria máquina faz a leitura e aplica a quantidade de produto correta, no local necessário.

O sistema é também sinônimo de sustentabilidade, pois evita o desperdício de insumos durante a pulverização e gera economia para o agricultor. O M4000 possui 120 processadores e até uma estação meteorológica que asseguram as condições ideias para a aplicação.

O diretor do Grupo de Soluções Inteligentes (ISG) da John Deere para América Latina, Rodrigo Bonato, reforçou que a conectividade rural desbloqueará todo potencial tecnológico da agricultura de precisão e vai democratizar o uso da internet áreas rurais, com soluções sem custos ao agricultor.

“Tivemos uma revolução com os dados em nuvem e os aplicativos móveis. Agora a conectividade rural permitirá ao agricultor dar o passo à frente, ampliando a sustentabilidade de suas operações, seja pelo aspecto econômico, seja pelo aspecto ambiental. Precisamos”, ressalta o diretor da John Deere.

Durante a demonstração na Facens, todo o monitoramento em tempo real da aplicação foi realizado utilizando a rede 5G. “É importante comprovarmos a importância da conectividade e como pensamos na evolução da capacidade de internet no campo para evolução da autonomia dos equipamentos”, disse.

Rodrigo acrescentou ainda que o pulverizador conectado ao 5G tem uma assertividade de 98% na aplicação, redução de 77% no uso de herbicida e chance 83 vezes menor de resistência nas plantas daninhas.

Impacto da conectividade

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, disse que, ao dobrar a conectividade no campo, haverá um aumento de 4,5% no valor bruto da produção agropecuária brasileira, injetando cerca de R$ 47 bilhões na economia do País.

“Tivemos aqui uma demonstração do que é a agricultura moderna, de precisão e sustentável que o País já sabe. Vamos fazer muito mais com a conectividade democratizada. Hoje podemos mostrar do que somos capazes. Podemos fazer muito mais. Esse é o caminho da agricultura moderna”, celebrou a ministra.

No caso da John Deere, os equipamentos podem ser conectados ao Operations Center, que possibilita ao produtor mensurar tudo o que foi planejado e executado, receber mapas de solo, plantio, pulverização e colheita, além de dados de operação da máquina, como consumo, disponibilidade, capacidade e dados de gestão da frota.

O produtor também pode agregar à plataforma dados de seus consultores, parceiros agronômicos e até mesmo do mercado – sem esquecer que equipamentos de outros fabricantes também podem ser incluídos, ainda mais se pensamos que grande parte dos agricultores possui frota mista.

Durante a pandemia, a companhia reforçou seu compromisso com os clientes e parceiros por conta da atuação próxima, mesmo que à distância, de sua Rede de Concessionários. Com o Centro de Soluções Conectadas (CSC), foi possível realizar mais de 85% dos atendimentos remotamente, o que permitiu que os equipamentos voltassem antes ao trabalho, gerando economia de tempo e dinheiro aos produtores brasileiros.

“Mais importante do que falarmos em conexão das máquinas, temos pensar na conexão das pessoas. É necessário que a população rural seja conectada. Os nossos projetos recentes têm como foco as pessoas, e incluo aqui a nossa parceria com a Claro, o Campo Conectado”, conclui Alfredo Miguel Neto, diretor de Assuntos Corporativos da John Deere para América Latina. (com informações da assessoria de imprensa)

Categorias:

Sair da versão mobile

Leia também