Ir para o conteúdo

Empresa brasileira lança ovo à base de vegetais

A novidade pode ser usada no preparo de receitas de bolos e panquecas, mas ainda não é possível fazer um ovo mexido ou um omelete

Maior produtor de ovos da América do Sul, o Grupo Mantiqueira vai lançar o primeiro ovo à base de vegetais do Brasil. O produto é feito a partir do amido de ervilha e será uma opção para quem aderiu a uma dieta vegana ou possui algum tipo de alergia alimentar.

O N.ovo, como foi batizado, será vendido em embalagens semelhantes às de ovo de galinha tradicionais, mas se trata de um produto em pó que deve ser misturado à água em quantidades indicadas no pacote. Ele pode ser usado no preparo de receitas de bolos e panquecas, por exemplo.

A invenção ainda não serve para virar um ovo mexido ou um omelete — mas será questão de tempo até termos mais novidades, pois outras versões já estão em fase de pesquisa.

A empresa está trabalhando no produto há dois anos, de olho no crescimento do mercado de proteínas alternativas. Com lançamento do N.ovo realizado no evento do setor de varejo alimentício Super Rio Expofood, agora o Grupo Mantiqueira espera colocar a novidade nas gôndolas de todos os seus parceiros em dois meses.

Nos Estados Unidos a demanda por proteínas alternativas tem registrado grande crescimento. Empresas como a Impossible Foods e a Beyond Meat apostam em versões de carne feitas com vegetais ou a partir de células animais, mas cujo processo de produção dispensa o abate. A food tech chilena NotCo criou uma maionese sem ovos que atraiu a atenção de grandes investidores, incluindo Jeff Bezos, e captou US$ 30 milhões, destinados a expandir suas operações para os EUA e o México. E a Just criou o Just Egg, mistura para ovos mexidos e outras receitas feitas a partir do feijão moyashi.

Assine nossa Newsletter

Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro