09 janeiro 2020

Digitalização facilita suporte agronômico a pequenos e médios

IZ Agro, agtech especializada no tema, conecta 50 mil produtores e leva informação técnica a 5,8 mil fazendas

COMPARTILHE:

Jake Hainemann

0

O acesso e o compartilhamento de informação com todos os públicos são o principal legado da internet, seja para os habitantes da cidade como, cada vez mais, também, do campo.

Para se ter ideia, em 2006, apenas 75 mil propriedades estavam conectadas à Internet. Pouco mais de 10 anos depois, em 2017, já eram mais de 1,4 milhão em todo o país.

Um aumento de quase 1800%, que mudou não só a rotina de produção como também a forma de comercializar ou mesmo agregar valor aos produtos. Hoje, cerca de ¾ dos produtores tem acesso à internet, dos quais 96% usam o WhatsApp e 67% o Facebook.

Parte da equipe da agtech que atende 5,8 mil fazendas em todo o país. (Crédito: IZ Agro)

Por exemplo, a IZ Agro, agtech voltada para consultoria agrícola, é um case sobre a “digitalização” dos hábitos dos produtores. A startup completou 50 mil usuários, 5,8 mil fazendas atendidas e 7,5 milhões de hectares de cobertura no final de 2019.

A ferramenta combina informações sobre as 15 principais culturas do país, consultas com agrônomos e mesmo cotação de insumos como defensivos, sementes, fertilizantes e seguros agrícolas, entre outros serviços.

“Ajudamos pequenos e médios e pequenos a superar as barreiras de acesso à informação qualificada. Nosso objetivo é conectá-los às melhores soluções em manejo em todas as fases da produção, bem como cotações para insumos”, explica Murilo Bettarello, fundador da IZ Agro.

Em outras palavras, a agtech tira dúvidas a respeito de manejo, pragas e doenças de maneira simples e fácil de maneira que se tornou fonte de consulta para agricultores e técnicos.

Criado no início de 2017, o aplicativo tem interface amigável e é oferecido gratuitamente para produtores e técnicos pela Apple Store e Google Play, com atualizações periódicas no que há de mais moderno em desenvolvimento de sistemas e aplicativos.

Leia Mais:

Choque: agtech capta R$ 29 mi para eletrocutar ervas daninhas

Solução elimina defensivos químicos em aplicações manuais e está sendo adaptada para tratores

SAIBA MAIS

Sinal verde: aceleradora busca startups para inovação com cannabis

The Green Hub tem inscrições abertas para debate, convocatória e rodada de investimento sobre soluções disruptivas para o produto

SAIBA MAIS

Agtech brasileira é convidada ao Fórum Econômico Mundial

Mariana Vasconcelos, fundadora da Agrosmart, participa de dois painéis sobre sustentabilidade em Davos

SAIBA MAIS

Show Rural Digital terá hackathon e investidores anjo

Tradicional evento da Coopavel amplia área destinada à inovação, que contará com 150 expositores, Fórum e outras atrações

SAIBA MAIS