04 janeiro 2019

Destilaria recria receita centenária de whisky usando a tecnologia

A Castle & Key analisou uma garrafa de 1917 para identificar os ingredientes utilizados

COMPARTILHE:

whiskey

0

Com uma rica história que remonta ao início do século 20, a destilaria Castle & Key, em Kentucky, nos Estados Unidos, estava abandonada há pelo menos 40 anos quando Marianne Eaves, primeira mulher a obter o título de Master Distiller em bourbon desde o fim da lei seca, decidiu reativá-la e voltar a produzir bebidas para o mercado atual. Nesse processo, ela encontrou uma garrafa do whisky Old Taylor, datada de 1917, e decidiu recriar a receita.

O principal problema é que os ingredientes originais usados são desconhecidos. As receitas provavelmente haviam sido passadas oralmente, sem registros para a posteridade. O bourbon tem algumas regras específicas, como o uso de 51% de milho e a necessidade de envelhecer a bebida em barris novos e tostados feitos com carvalho, entre outras. Para descobrir o resto da receita, foi preciso recorrer à tecnologia.

Marianne e seus sócios usaram a cromatografia gasosa, uma prática que permite que moléculas em uma mistura complexa sejam separadas e identificadas com base em sua solubilidade em diferentes reagentes. “Olhando para a composição química, conseguimos encontrar uma cepa de fermento com características de sabor parecidas, e quais grãos foram utilizados”, diz Marianne à NPR.

Reformulada, a pequena Castle & Key já tem uma vodka e um gin à venda apenas no Kentucky e no Tennessee. Atualmente, a receita de bourbon está envelhecendo por no mínimo quatro anos antes de ser lançada. O site da destilaria já mostra que um whisky de centeio também chegará ao mercado nos próximos anos.

Leia Mais:

WeWork lança aceleradora para food techs em Nova York

Startups do mundo inteiro podem participar do processo de seleção

SAIBA MAIS

Solinftec aparece em ranking de maiores agtechs do mundo

Lista foi elaborada pela aceleradora Thrive, do fundo SVG Ventures

SAIBA MAIS

Veja o que esperar da agricultura 4.0 para um futuro bem próximo

Durante a 20º edição da Expodireto Cotrijal foram debatidos os impactos da digitalização no campo

SAIBA MAIS

Produtor paga quase 70% menos imposto de renda com ajuda de robô

Tecnologia desenvolvida por startup organiza notas fiscais, oferece parciais do ano e ajuda agricultor a evitar tributações maiores

SAIBA MAIS