Desafio de inovação: como resolver o problema dos canudos plásticos?

Plataforma Henri@Nestlé oferece R$ 200 mil para quem tiver a melhor solução

Por Redação

Lançada originalmente em 2016, a plataforma de inovação Henri@Nestlé chega agora ao Brasil propondo um desafio a startups e empreendedores: como substituir os canudos de plástico nos produtos da empresa? É possível inscrever soluções até o dia 7 de abril, neste link. Serão cinco finalistas, e a ideia vencedora receberá um investimento inicial de R$ 200 mil.

“Decidimos atacar o problema por meio do canudo, transformando-o no agente de mudança do modelo mental de como as pessoas consomem plástico”, afirma José Pereira, gerente de inovação da Nestlé no Brasil. O valor investido será utilizado principalmente para testar a ideia na prática. Depois, dependendo do tipo de solução, a Nestlé poderá firmar um acordo de fornecimento, consultoria ou até transferência de tecnologia. Por isso, não é obrigatório apresentar um substituto ao canudo plástico. A solução pode ser na cadeia ou na maneira como eles são reciclados, por exemplo.

A plataforma Henri@Nestlé oferece desafios para a comunidade de inovação do mundo. Normalmente, foca em problemas regionais. Na África, por exemplo, buscou soluções para a desnutrição e a Tembo Education, empresa que ofereceu a sugestão mais interessante, envia mensagens via SMS e WhatsApp com dicas de alimentação. No Brasil, o desafio proposto é mais abrangente, mas a prioridade é para ideias apresentadas por companhias nacionais.

A Nestlé mantém ainda outros projetos de inovação, como uma parceria com a Endeavor para acelerar food techs. A primeira edição, que será concluída agora, ofereceu um programa de scale-up para 20 food techs. O resultado foi tão positivo que a empresa estuda agora organizar uma segunda edição.

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