11 dezembro 2019

Deputado quer anular Comissão de Agricultura de Precisão e Digital

Motivo seria a ausência de representantes da “agricultura familiar” no órgão

COMPARTILHE:

Parlamentar acredita que agricultura familiar devera ser incluída. Foto: Alex Ferreira/ Câmara dos Deputados

0

O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 658/19, protocolado no início de novembro, visa anular a criação da Comissão Brasileira de Agricultura de Precisão e Digital. O órgão de caráter consultivo do governo teria objetivo de promover a agricultura baseada em uso intensivo de tecnologias.

Parlamentar reconhece importância da agricultura de precisão e digital. Foto: Alex Ferreira/ Câmara dos Deputados

Decreto 10.052/19 do presidente Jair Bolsonaro, que criaria o órgão, é de outubro deste ano e tramita na Câmara dos Deputados. Segundo a norma, a comissão seria vinculada ao Ministério da Agricultura e contaria com representantes de entidades ligadas ao setor agropecuário.

A suspensão do decreto foi pedida pelo deputado José Guimarães (PT-CE). Segundo ele, a comissão não terá nenhum representante da agricultura familiar, um dos segmentos mais importantes para o desenvolvimento da agricultura de precisão no País.

“Desde o ano de 2012 estudos revelam que a inclusão da agricultura familiar na agricultura de precisão melhora os índices de produção, bem como a qualidade dos produtos, oferece maior capacidade de comercialização e amplia a capacidade de manejo adequado”, disse Guimarães.

Para ele, a edição do decreto apenas indica que o presidente Jair Bolsonaro tem a intenção de enfraquecer a agricultura familiar. O projeto será analisado pelas comissões de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural; e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Depois seguirá para o Plenário da Câmara.

AUTOR:

Daniel Azevedo Duarte

Daniel Azevedo Duarte é editor-chefe do AgEvolution do Canal Rural, Mestre em Jornalismo (UCM/USP), MBA em Agro (FGV) e entusiasta da inovação no agro. Também é professor em Comunicação no Agro na PUC de Campinas e correspondente de publicações internacionais sobre o setor.

Leia Mais:

Choque: agtech capta R$ 29 mi para eletrocutar ervas daninhas

Solução elimina defensivos químicos em aplicações manuais e está sendo adaptada para tratores

SAIBA MAIS

Sinal verde: aceleradora busca startups para inovação com cannabis

The Green Hub tem inscrições abertas para debate, convocatória e rodada de investimento sobre soluções disruptivas para o produto

SAIBA MAIS

Agtech brasileira é convidada ao Fórum Econômico Mundial

Mariana Vasconcelos, fundadora da Agrosmart, participa de dois painéis sobre sustentabilidade em Davos

SAIBA MAIS

Show Rural Digital terá hackathon e investidores anjo

Tradicional evento da Coopavel amplia área destinada à inovação, que contará com 150 expositores, Fórum e outras atrações

SAIBA MAIS