Covid-19 acelera crescimento do agro digital para 9,9% em 2020

Mapeamento de lavouras e Ásia puxam o crescimento, segundo a consultoria Research and Markets

Por Daniel Azevedo Duarte

A consultoria Research and Markets divulgou, na semana passada, que o mercado de softwares para agricultura digital crescerá 9,9% em 2020 e deve alcançar movimentação anual de US$ 6,2 bilhões em 2021.

O relatório é uma revisão do anterior, divulgado no início do ano, e já considera os efeitos da Covid-19. A pandemia, inclusive, é um dos principais fatores apontados para aceleração ainda maior do setor.

O estudo “Impacto COVID-19 no mercado de agricultura digital global” considerou apenas soluções em software como sistemas de monitoramento de gado e produtividade de lavouras, reconhecimento de pragas e doenças em lavouras culturas, mapeamento de campo, controle em tempo real e softwares climáticos inteligentes.

Algumas consultorias também divulgaram pesquisas sobre o mercado de outros nichos do Agro 4.0, como sobre drones, agricultura de precisão, irrigação inteligente e maquinário 4.0.

A crescente demanda por produtos alimentícios agrícolas, a mudança nas preferências do consumidor por padrões mais altos de segurança e qualidade alimentar e a indisponibilidade de trabalhadores durante o COVID-19 são alguns dos fatores determinantes para o mercado.

No entanto, o processo imediato de padronização e a conscientização tecnológica entre os agricultores são algumas das restrições do mercado.

A pesquisa consultou alguns dos principais players do mercado global de agricultura digital como DTN (EUA), Farmers Edge (Canadá), Taranis (Israel), Eurofins (Luxemburgo) e AgriWebb (Austrália).

Mapeamento digital

O mapeamento de campo será o tipo de ferramenta inteligente que mais crescerá em 2021 no mercado da agricultura digital, pois, segundo o relatório, é a maneira preferida para entrada no Agro 4.0 pelos produtores.

Ele permite que os agricultores monitorem toda a área agrícola através de imagens de satélite e regulem os processos de acordo. A situação do Covid-19 deve acelerar a adoção de mapeamento digital, pois permite regular processos remotamente sem fazer viagens de campo desnecessárias.

As diretrizes atuais de distanciamento social e proibição de não sair de casa exigem a adoção de tais sistemas, que podem ajudar os agricultores a realizar atividades agrícolas sem problemas.

Ásia

O mercado da agricultura digital, por região, foi segmentado na Ásia-Pacífico, Europa, EUA e outros países. O segmento da região Ásia-Pacífico será o mercado que mais crescerá até 2021 no mercado da agricultura digital.

Com alguns dos países mais populosos do planeta, a Ásia-Pacífico tem crescente demanda por produtos agrícolas. Assim, os governos de China e índia, por exemplo, já apoiam a digitalização dos processos agrícolas e a necessidade de uso eficiente dos recursos naturais.

Categorias:

Sair da versão mobile

Leia também