13 setembro 2019

Corrida pela inovação no Oeste Baiano

Numa maratona de 54h de imersão para construir projetos e pensar diferente, o que se viu na dinâmica em LEM foi uma busca frenética em atender demandas e gargalos do setor.

COMPARTILHE:

IMG_5631

0

Aconteceu no último final de semana de Agosto o Inova.Farm, evento promovido pelo Senar e FAEB – Federação da Agricultura do Estado da Bahia, em Luis Eduardo Magalhães (LEM), no oeste do estado, em meio a uma região de grande desenvolvimento da agricultura moderna brasileira.

Seguindo modelo similar ao Design Sprint, uma maratona de 54h de imersão para construir projetos e pensar diferente, propondo soluções inovadoras para problemas reais, o que se viu na dinâmica em LEM foi uma busca frenética em atender demandas e gargalos do setor. A partir da visita a uma fazenda, no caso a Fazenda Triunfo, o grupo de participantes passou por intensas sessões de mentoria e aprendizado, e conceberam soluções completas entregues no final da competição.

Por ser completamente mão na massa (hands-on), uma maratona é capaz de interagir com os participantes, permitindo a co-criação de projetos inovadores, negócios que podem mudar o mundo e principalmente educar novos empreendedores. E foi exatamente isso que aconteceu, entre muitas conversas, discussões e comilança (não dá para não mencionar a simpatia e dedicação da equipe do Sindicato Rural dos Produtores de LEM), os times progrediram muito ao longo dos três dias de trabalho.

Visita a Fazenda Triunfo oportunizou o contato com a agricultura e pecuária da região

Executado pela equipe do Senar da Bahia com apoio da Softex, que estão a frente do projeto AgroUp, a proposta foi unir as demandas do Agro Baiano com o empenho de aproximadamente 30 participantes, entre desenvolvedores, designers, empreendedores e produtores rurais, e um time de 10 mentores que apoiaram o desenvolvimento das ideias.

Equipes debatendo e desenvolvendo protótipos de soluções

Ao final do programa, as melhores equipes receberam prêmios e muito estímulo para dar continuidade com as soluções encontradas. A equipe em primeiro lugar vai participar da Trilha Agritech Sebrae, que é um treinamento de 40 horas com especialistas para viabilizar negócio iniciantes. O grupo também participará de um período de incubação de seis meses na Universidade do Oeste Baiano (UFOB), onde terá todo suporte necessário para que a empresa possa continuar funcionando. Já a segunda colocada receberá uma mentoria da Aceleradora Cyklo, além de participar dos seis meses de incubação na UFOB.

O Inova.Farm é mais um exemplo de iniciativas em andamento no projeto AgroUp, que buscam sensibilizar e aproximar empreendedores dos problemas enfrentados por produtores nas diversas cadeias do Agro. O AgroUp segue movimentado, com eventos e iniciativas em cinco estados e você acompanha tudo isso aqui no AgEvolution.

AUTOR:

Donário Lopes de Almeida

Engenheiro Agrônomo e Jornalista, com MBA em gestão e cursos executivos em reconhecidas escolas como Harvard, Universidade de Wisconsin, Universidade de Toronto, na Singularity University e, recentemente, na UC Berkeley, no Vale do Silício. Entre 2006 e 2017 foi presidente do Canal Rural, onde atua hoje como Conselheiro. Um entusiasta do Agronegócio e da tecnologia, vem direcionando seu foco no entendimento e debate sobre as oportunidades de digitalização da Agropecuária, a Agricultura 4.0.

Leia Mais:

Horta portátil dispensa solo e sol para cultivo dentro de casa

Criada por startup e o IAC, equipamento usa aeroponia, luz artificial e nebulização para produzir até quatro vezes mais hortaliças com 90% de economia de água

SAIBA MAIS

Bayer lança marketplace de insumos e produção agrícola

Produtor poderá negociar insumos de diversas marcas e, também, vender sua safra; objetivo é conectar compradores e vendedores do agronegócio

SAIBA MAIS

Plataforma digital agiliza financiamento da agropecuária

A recém-criada Bolsa Agro CPR estima movimentar R$ 10 milhões apenas no setor de pecuária em 2019; potencial no agronegócio ascende a bilhões

SAIBA MAIS

Agtech Hummingbird recebe aporte de US$ 10 milhões

Startup atua no Brasil e espera usar o investimento para levar suas soluções para novas regiões dos EUA e Canadá

SAIBA MAIS