Cooxupé leva inovações digitais a cooperados na Femagri
Maior cooperativa de cafeicultores do mundo destaca geoprocessamento e plataformas digitais
A Cooxupé (Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé) apresentará a seus cooperados e visitantes soluções digitais e sustentáveis durante a Femagri 2020, entre 12 e 14 de fevereiro, em Guaxupé (MG).
O evento tem como tema “Cooperativismo trazendo tecnologia, gestão e confiança à cafeicultura” e a proposta é auxiliar os produtores no processo de aprimoramento da gestão e do manejo de suas propriedades visando gerar valor ao café produzido.
“Esse ano teremos uma área de geoprocessamento, que mostrará os reflexos do cenário meteorológico, informações sobre técnicas e cuidados envolvendo o uso consciente de insumos, adubação orgânica, controle biológico, manejo de plantas daninhas, entre outros”, adianta Mário Ferraz de Araújo, gerente de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé.
A Fazendinha, que tradicionalmente promove e difunde ações educativas, resultados de pesquisas e trabalhos desenvolvidos por instituições e universidades, passou por uma reformulação para esta edição, trazendo novidades relacionadas ao manejo sustentável e práticas ecológicas.
No campo do conhecimento técnico, a Fazendinha abrigará estandes de instituições parceiras como a Emater-MG (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais), Fundação Procafé e UFLA (Universidade Federal de Lavras).
Outra novidade envolve uma parceria com o SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), que estará oferecendo orientações sobre a gestão da propriedade por meio do projeto Educampo, que utiliza uma plataforma para gerar informações estratégicas, projeções, cenários e análises para o planejamento e tomada de decisões dos produtores.
“Além das novidades continuamos com os espaços demonstrativos como o jardim sensorial e a exposição de pequenos animais que agradam bastante ao público”, diz o gerente de Desenvolvimento Técnico da Cooxupé.
Inovações para o campo
A 19ª edição da FEMAGRI contará com cerca de 120 expositores, em uma área de 107 mil metros quadrados, sendo 36 mil m² cobertos, que apresentarão as últimas tendências em tecnologia, inovações para o campo e insumos agrícolas.
De acordo com a equipe responsável pela organização do evento, a expectativa é buscar um resultado que se iguale ou supere os resultados da última edição, que recebeu 33 mil visitantes e movimentou R$ 135 milhões em volume de negócios.
Geoprocessamento
O Departamento de Geoprocessamento da cooperativa apresentará os serviços de informações e dados que auxiliam os produtores nos processos de gestão e tomada de decisões estratégicas.
O mapeamento das áreas de café na região de abrangência da cooperativa é realizado por meio de imagens de satélite para ganhar qualidade na produção, principalmente, em relação ao volume de chuvas e prevenção de doenças e pragas que podem afetar a produção.
Educampo
O Projeto Educampo, disponibilizado pelo Sebrae (MG), trará informações por meio de projeções, cenários e análises integradas, que apoiam o planejamento e as decisões dos produtores e da cadeia produtiva do café.
O Educampo opera em plataforma digital, que é conectada a uma rede formada por produtores rurais, consultores especialistas e empresas parceiras para compartilhamento de informação, promoção de capacitações, troca de experiências e networking entre os participantes
AUTOR:
Daniel Azevedo Duarte
Daniel Azevedo Duarte é editor-chefe do AgEvolution do Canal Rural, Mestre em Jornalismo (UCM/USP), MBA em Agro (FGV) e entusiasta da inovação no agro. Também é professor em Comunicação no Agro na PUC de Campinas e correspondente de publicações internacionais sobre o setor.
Assine nossa Newsletter
Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro