Ir para o conteúdo

Conheça o drone que fará entregas para o Google

Wing Aviation recebeu autorização para fazer remessas aéreas usando seus equipamentos

A Wing Aviation, subsidiária da Alphabet (a dona do Google) tornou-se a primeira empresa a receber o certificado da Agência Federal de Aviação dos Estados Unidos (FAA) para fazer remessas aéreas usando drones no País. De acordo com o anúncio, após uma série de testes rigorosos os aparelhos foram considerados seguros. Agora, a Wing quer expandir sua atuação no estado americano da Virgínia, estabelecendo conexões com donos de empresas locais.

O processo para obter a certificação foi longo. Os primeiros testes foram realizados em 2014, na Austrália, onde hoje a empresa já opera em pequenas cidades. Desde então, a Wing já contabiliza 70 mil voos de teste e 3 mil entregas feitas com sucesso – incluindo alimentos. Os documentos enviados à FAA mostram que o sistema de delivery aéreo é mais seguro que aquele feito por carros.

Os principais benefícios incluem a velocidade com que as entregas podem ser feitas – incluindo alimentos e remédios. Outra vantagem óbvia é a capacidade de atender pessoas com mobilidade reduzida. Há ainda a redução nos gastos com combustíveis, já que os drones podem substituir carros, motos e pequenas caminhonetes em determinados serviços.

Mas existem questões problemáticas que ainda não foram bem definidas. Drones são capazes de captar uma grande quantidade de informações e imagens. Agora que a era de pequenas máquinas voando sobre as cabeças da população está prestes a começar, é preciso ter certeza de que esse material não será usado de maneiras questionáveis.

A notícia foi divulgada na página da própria Wing no Medium e representa um forte golpe à Amazon, cujo serviço Prime Air, é o principal concorrente dos drones da Alphabet.

Assine nossa Newsletter

Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro