Ir para o conteúdo

Conheça a SeeTree, startup de Israel que monitora plantações de cítricos

A empresa esteve na Agrishow e já tem um escritório no país

O Brasil é o maior produtor de suco de laranja do mundo, e a exportação em 2018 registrou um aumento de 29% em relação ao ano anterior – puxada principalmente pelos Estados Unidos. Por isso, o mercado brasileiro é tão estratégico para uma startup como a israelense SeeTree. Sem fazer muito alarde, em apenas 18 meses ela inaugurou sua base em Tel Aviv e já mantém escritórios na Califórnia e no Brasil. É o destaque da Arena da Inovação, espaço ocupado pelas agtechs na Agrishow.

O que a SeeTree oferece a seus clientes é um monitoramento completo de sua plantação de cítricos. Por meio de drones de nível militar, indisponíveis para civis, a empresa coleta dados sobre cada árvore. Essas informações são analisadas por um sistema de inteligência artificial capaz de identificar pragas e doenças, especialmente o greening, cujo poder destrutivo é bastante temido pelos produtores. A partir dessa análise, ela dá ainda sugestões de como reagir aos problemas.

O nível de precisão do sistema é tão alto, e os resultados, tão precisos, que a startup tem crescido rapidamente. Sem oferecer detalhes, ela afirma que já trabalha com alguns dos maiores produtores brasileiros. E recentemente recebeu um aporte de US$ 15 milhões, destinado a ampliar as operações da empresa tanto para outros países quanto para outras culturas.

Quem está por trás desse projeto é Barak Hachamov, veterano empreendedor com 20 anos de experiência em diversos setores, Israel Talpaz, que trabalhou no governo de Israel durante 30 anos, e Guy Morgenstern, também com uma passagem pelas forças de defesa do país. Com esse currículo, conseguiram fechar parcerias com as fabricantes de drones militares. E a solução chega pronta ao produtor: basta contratar a SeeTree que todo o equipamento e monitoramento serão feitos pela equipe da startup.

Assine nossa Newsletter

Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro