
Com a proposta de oferecer tanto uma plataforma de e-commerce quanto um espaço para que produtores rurais compartilhem experiências da mesma maneira que fariam em uma rede social, a Flowins, criação da engenheira ambiental e civil Danielle Fonseca e de Iago Junqueira, está em operação desde junho de 2018.
Para acessar a Flowins não é preciso baixar um aplicativo. Todas as transações e postagens são feitas em um site. O produtor faz um cadastro e pode tanto procurar quanto oferecer seus serviços, produtos e maquinários. A aposta da plataforma é justamente oferecer diversos meios de pagamento que facilitem a vida dos produtores. “Nossa meta para 2019 é expandir ainda mais as opções, fazendo com que os usuários não sintam a necessidade de fazer seus negócios fora da plataforma”, diz Iago Junqueira. Além do parcelamento em cartões de crédito, o site oferece opções como a cobrança recorrente, para driblar limites mais baixos. Seu modelo de negócios é baseado na cobrança de uma taxa de 5% sobre as transações concluídas.
Tanto Danielle quanto Iago já tinham experiências anteriores à Flowins como empreendedores. Danielle criou a Uller, uma plataforma digital que permitia o aluguel de maquinário agrícola. Iago, que também é músico e usa as redes sociais para divulgar suas canções, esteve à frente da Zimboli, market network que se propunha a colocar o produtor rural em contato com diversas oportunidades. As duas ideias acabaram não dando tão certo quanto os dois esperaram, e esse aprendizado foi usado na concepção da Flowins. “É importante não se apegar tanto a ideia. Se não der certo, é preciso mudar logo. Temos que entender o que as pessoas querem de verdade, não o que achamos que elas querem”, diz Danielle Junqueira.