
A lista 5 in 5, divulgada todos os anos pela IBM, lista cinco tecnologias que mudarão a vida das pessoas nos cinco anos seguintes. Os resultados são obtidos a partir das pesquisas nos laboratórios da própria empresa, mas é comum que tecnologias desenvolvidas por outras companhias. Neste ano, o foco é na maneira como a cadeia de produção de alimentos sofrerá mudanças radicais, reduzindo o desperdício, ampliando a produtividade e reciclando parte das embalagens utilizadas no processo
Modelos virtuais das fazendas, verdadeiros clones de lavouras reais, facilitarão o acesso dos produtores a informações, testes de tecnologia e novas práticas. A democratização de insights e resultados de pesquisas tornarão o processo mais rápido e com menos desperdício. Tecnologias como a versão do Watson, inteligência artificial da IBM, destinada ao campo farão parte desse processo.
O Blockchain evitará que a comida seja desperdiçada. Como a tecnologia oferece uma grande capacidade de rastreamento de todo o processo de produção de alimentos, ficará mais fácil identificar com precisão quais pontos oferecem problemas. Os produtores também saberão quanto produzir e os varejistas, quanto comprar. O resultado é uma produtividade mais eficiente e uma comida mais fresca na mesa do consumidor.