CES 2019: John Deere mostra que as principais tendências tecnológicas chegaram ao agro
Equipamentos agrícolas da fabricante americana incorporam inteligência artificial e sistemas autônomos
A importante feira de tecnologia CES 2019, realizada em Las Vegas, já terminou, mas as tendências mostradas no evento ainda vão dar muita margem para discussão, dos veículos autônomos a inteligência artificial e Internet das Coisas. E foi justamente a fabricante de equipamentos agrícolas John Deere que conseguiu reunir em seu estande um pouco de tudo o que mais impressionou os visitantes.
A Deere estreou na CES neste ano. O espaço que ocupou em Las Vegas foi dominado principalmente por uma colheitadeira equipada com sensores e capacidade de processamento gráfico que usa inteligência artificial para navegar pela lavoura coletando dados sobre as condições do solo e de que maneira os grãos estão sendo colhidos. De posse dessas informações, o produtor pode aplicar estratégias para reduzir o desperdício.
As novas tecnologias acrescentam cerca de US$ 10 mil a um equipamento que já chega a custar quase meio milhão de dólares, mas a equipe da Deere no evento afirmou que a maior parte dos compradores opta por acrescentar os sensores.
Além de um trator autônomo, demonstrado no estacionamento do centro de convenções, a Deere, ainda apresentou uma tecnologia que usa GPS de alta precisão para a aplicação de herbicidas ou fertilizantes. De acordo com os responsáveis pela inovação, a redução dos químicos utilizados é de pelo menos 10%, podendo chegar a 90% no caso de herbicidas, já que a tecnologia permite uma aplicação mais precisa, sem desperdícios.
O sistema incorporado aos equipamentos agrícolas da Deere só foram possíveis por conta da aquisição da Blue River Technology em 2017, uma agtech responsável por criar um sistema de spray capaz de atingir plantas específicas usando visão computacional e aprendizado de máquina.
Assine nossa Newsletter
Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro