Ir para o conteúdo

Mercado

Bunge e Orbia fecham parceria para comércio digital de grãos

Modelo 100% online "revoluciona" negociação de commodities diretamente com produtores

A Bunge anunciou, nesta terça-feira (dia 22), uma parceria com a Orbia para comercialização de commodities em ambiente totalmente digital. Com a entrada na plataforma, a trading abre caminhos para um formato inédito de originar grãos, tornando-se uma das pioneiras no Brasil a realizar essa operação.

Em outras palavras, os produtores de grãos poderão negociar sua produção por meio da plataforma digital e realizar a venda diretamente à trading. Todo o processo, incluída a contratação de frete para transporte e o pagamento, pode ser realizado pela plataforma.

“O agronegócio sempre foi muito inovador da porteira para dentro e, agora, a Bunge está liderando o movimento de modernização dos processos de comercialização e transporte da porteira para fora”, comenta o diretor de Originação da Bunge, Roberto Marcon.

Segundo ele, a parceria visa revolucionar a forma de fazer negócios para responder às demandas na velocidade que o mercado requer e preparar o futuro da atividade por meio de investimento em ações que adiantem o processo de inovação do setor.

A Orbia reúne a possibilidade da compra e venda de insumos, comercialização de commodities e programa de pontos, de forma a acompanhar a jornada do produtor, desde o planejamento da produção até a comercialização da sua safra.

Assim, o produtor rural tem uma experiência completa e única, por meio de uma ferramenta totalmente digital, amigável e intuitiva. A plataforma possui 170 mil usuários, o que corresponde a 70% da área plantada no país, e 117 canais de distribuição cadastrados.

Com essa parceria, a Bunge aporta seu conhecimento em commodities, administração de risco e força logística à plataforma, além de tornar a Orbia o marketplace com a maior oferta de silos e fábricas de processamento de soja no país.

“Nossa missão é conectar os produtores rurais a uma rede ampla para facilitar os seus processos. Já vínhamos cumprindo com esse objetivo no comércio digital de insumos agrícolas. Contar agora com a expertise de mais de 200 anos da Bunge na comercialização global de grãos reforça a nossa proposta de valor”, afirma o CEO da Orbia, Ivan Moreno.

No caminho rumo à transformação digital, a Bunge vem investindo em uma série de soluções tecnológicas dentro de seu negócio principal, antecipando-se à nova dinâmica do futuro dos negócios.

“Recentemente, lançamos o aplicativo Vector, ferramenta que possibilita a digitalização de todo o processo de contratação de frete rodoviário para o transporte dos grãos da empresa, por meio de um aplicativo que agiliza o processo e reduz a necessidade de interação direta na negociação”, disse afirma Júlio Garros, Vice-Presidente Global de Transformação de Negócios, Serviços Compartilhados e TI da Bunge.

A multinacional também é uma das fundadoras da Covantis, iniciativa dedicada a implementar o blockchain no comércio global de commodities, cujo intuito é melhorar a velocidade e segurança tecnológica nas operações de exportação.

“Ao atuarmos de forma digital nas frentes de Originação, Logística e Exportação, com Orbia, Vector e Covantis, respectivamente, estamos revolucionando as bases do nosso negócio, liderando as mudanças tecnológicas do setor”, finalizou. (com informações da assessoria de imprensa)

Assine nossa Newsletter

Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro