Brota recebe aporte de R$ 1 mi por horta residencial inteligente

Modelo utiliza equipamento e cápsulas especiais para cultivo de oito tipos de vegetais

Por Redação
horta residencial

A greentech Brota recebeu um aporte de R$ 1 milhão da Apex Partners para alavancar sua solução pioneira no Brasil de horta residencial inteligente. O equipamento usa materiais reciclados e cápsulas preparadas especialmente para produzir oito culturas diferentes.

Agtech já tem 2,5 mil unidades vendidas do produto. (foto – Brota)

“Estamos muito felizes e animados com o apoio recebido da APEX. Acreditamos que a sociedade tem anseio por soluções que deem a oportunidade de escolha por uma vida mais saudável, mais contato e menos impacto na natureza. É com esta premissa que a Brota se baseia desde o início das operações e que, certamente, se intensificará ainda mais com o crescimento gerado a partir de agora”, comenta Rodrigo Farina, CEO da Brota Company.

Com o propósito de permitir a qualquer um, mesmo sem conhecimento de plantas, a cultivar em hortas residenciais, a Brota surgiu a partir do sucesso obtido com uma campanha de crowdfunding na plataforma Catarse. Na oportunidade, foram captados quase R$ 536 mil e vendidas 2.500 unidades da Brota, com a meta superada em 450%.

A partir do recebimento do aporte, a ideia é dar mais robustez ao produto, opções de plantio com a criação e lançamento de um sistema próprio de iluminação artificial, além do aumento para 30 tipos de cápsulas entre temperos, hortaliças e chás.

Além disso, a empresa, que hoje tem 15 funcionários, pretende dobrar este número até o final do ano. Hoje a startup já conta com 13 mil clientes, tendo a meta de chegar em 25 mil até o fim de 2021, distribuindo mais de 300 mil cápsulas e atingindo R$ 7 milhões de faturamento.

Cápsulas de cultivo

O produto, vendido no site da própria startup, funciona a partir de cápsulas que contém uma espécie de solo inteligente preparado especialmente para o crescimento da semente. O consumidor precisa somente abastecer o reservatório da sua Brota uma vez a cada 25 dias e o modelo cuidará sozinho sem preocupações ou riscos de perda da plantação.

Isso acontece graças ao sistema autônomo de irrigação e nutrição da horta, que alimenta cada cápsula com um tipo de planta no tempo e quantidade ideais, eliminando totalmente a necessidade de conhecimento sobre botânica ou mesmo alguma prática.

Hoje a empresa disponibiliza oito opções de cápsulas, entre elas de Camomila-Húngara, Alface Baby Leaf e Orégano Bravo-Europeu.

Evolução

“Em apenas 5 meses, a Brota vendeu quase R$ 2,4 milhões, o que comprova a alta capacidade de execução e de entrega de seu time. Além disso, evidenciou que existe um alto potencial de mercado para o inovador produto da empresa”, afirma Felipe Caroni, sócio e Gerente de Private Equity, Venture Capital e Dívida da Apex Partners.

Além da adesão dos clientes do varejo, o executivo destaca ainda que a startup possui projetos promissores para o lançamento de novas linhas de produtos e entrarem em novos canais de venda.

“Por fim, observamos os mercados mais desenvolvidos, como o norte-americano e europeu, observamos que startups semelhantes estão performando bem. Duas delas, a Click & Grow e a Plantui, conseguiram captar em suas rodadas de investimento mais de 20 milhões de dólares”, conclui Caroni.

Desde o lançamento, diversas mudanças já foram feitas no produto. Algumas ocorreram na parte nutricional das cápsulas, resultando em melhores taxas de germinação das plantas.

Além disso, o modelo de produção das cápsulas foi modificado. Antes prensadas, agora a terra com as sementes e nutrientes vão soltas para facilitar a hidratação e oxigenação do solo em uma embalagem totalmente sustentável, sem formar qualquer microplástico. (com informações da assessoria de imprensa)

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