Ir para o conteúdo

Pecuária

BovExo usa tecnologia para inaugurar era da “pecuária de decisão”

Ferramenta relaciona variáveis da lida e do mercado para gerar maior margem de lucro

A BovExo vai apresentar ao mercado, nesta sexta-feira, uma nova ferramenta digital que promete multiplicar a lucratividade e a sustentabilidade na pecuária. O sistema, além de coletar e organizar dados, também os relaciona com o mercado para um novo conceito de gestão do negócio, a “pecuária de decisão”.

Paulo Dancieri dedicou-se ao desenvolvimento da solução para correlacionar dados da lida com mercado. (foto – BovExo)

Com conhecimento e bagagem de 12 anos na Coimma, Paulo Dancieri resolveu ir além e dedicou-se ao desenvolvimento da solução movido por uma “angústia” que lhe afligia: não queria só captar dados dos rebanhos e entregar ao pecuarista.

Foi assim que, ao lado de Carlos Gomes, físico que foi vice-presidente global da Hexagon e da SAP, nasceu a BovExo, uma ferramenta inteligente para a tomada de decisões na pecuária.

A solução foi criada para entender quais eram as variáveis que representavam, de fato, entre 75 e 80% da potencial geração de valor da pecuária de corte e ajudar o produtor rural a chegar na melhor equação para ter sua atividade mais lucrativa e sustentável.

A BovExo propõe superar os softwares disponíveis no mercado que reúnem e organizam informações captadas por diversas ferramentas instaladas na propriedade, mas deixam a cargo do produtor o processamento desses dados e o que fazer com eles.

Para resolver isso, a plataforma combina algoritmos precisos, conhecimento zootécnico e indicadores de performance que auxiliam o pecuarista na comparação de cenários, tomada de decisões e resolução de problemas.

“O que a BovExo faz é correlacionar as variáveis de dentro da porteira, como raça, sexo, condição corpórea, se é macho ou fêmea, clima, solo, as diversas alternativas que o pecuarista tem de dieta, entre outros, que são os aspectos que mais têm peso diretamente na margem de lucro, com a variável externa que é a curva de preço”, detalha Dancieri.

O CEO da BovExo ressalta ainda que a complexidade do sistema é inversamente proporcional à facilidade de utilização da plataforma. A gestão é feita por meio de um painel de controle com os indicadores mais importantes da pecuária brasileira (ganho de peso diário, produção de arroba, margem hectare/ano, taxa de desfrute etc.).

Gestão é feita por meio de um painel de controle com os indicadores mais importantes. (imagem – BovExo)

Conforme o produtor insere os dados, o sistema vai emitindo alertas configurados previamente, que informam o que está acontecendo com a sua propriedade e como ele pode resolver.

“A plataforma é totalmente amigável e vai mostrando ao produtor quando e como comprar um animal; qual a melhor estratégia de nutrição, dentre todas as disponíveis na fazenda; quais os melhores grupos de animais ou lotes para vender e em que momento, já com a projeção da margem de lucro e ainda transforma a pegada carbônica em fonte de receita”, diz.

Esse, inclusive, é um dos grandes diferenciais da ferramenta. A redução da pegada carbônica foi incluída entre os algoritmos porque tem valor, tanto ambiental quanto econômico.

“O carbono poupado vale dinheiro na bolsa de créditos de carbono e por isso entra como uma fonte de receita na equação do pecuarista. A BovExo conseguiu provar que fazer uma pecuária mais sustentável é lucrativo”, finaliza Dancieri. (com informações da assessoria de imprensa)

Assine nossa Newsletter

Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro