
Uma das principais food techs do momento, a Beyond Meat, responsável por desenvolver um hambúrguer à base de proteína de ervilhas que está fazendo sucesso nos Estados Unidos, estreou com um estrondo no mercado de capitais nesta quinta-feira (2).
Suas ações valorizaram 140% logo no primeiro dia. Inicialmente, a empresa esperava vender cada uma a preços entre US$ 19 e US$ 21. Agora, já são listadas a US$ 60. A Beyond Meat também decidiu oferecer 9.6 milhões de ações, número maior que as 8.8 milhões estimadas. Com isso, captou US$ 240 milhões. Antes mesmo da valorização, a food tech esperava se tornar um unicórnio, mas o desempenho favorável pode fazer com que sua avaliação supere US$ 3 bilhões.
O interesse dos investidores supera todas as expectativas. Enquanto a Beyond Meat preparava seu IPO, a gigante Tyson Foods, detentora de 6,53% da food tech, vendeu sua parte por conta de divergências de planejamento. A saída da multinacional fez especialistas questionarem se a oferta pública não seria prejudicada, ainda mais considerando que a empresa ainda não é rentável, apesar de todo o burburinho em torno de seus produtos.