Inovação Aberta
Bayer lança hub de inovação em SP inspirado em nova visão de negócios
LifeHub consolida transformação organizacional da empresa com propósito sustentável
A multinacional alemã Bayer lançou hoje (dia 24) o LifeHub São Paulo, seu primeiro hub de inovação aberta no Brasil e oitavo no mundo, com o objetivo de acelerar inovações na agricultura, farmacêuticos e saúde.
A proposta é entregar soluções sobre saúde e nutrição para desafios internos e externos, envolvendo colaboradores, clientes, ecossistemas e sociedade, como um todo, em todas as três principais divisões de negócio da empresa (Crop Science, Pharmaceuticals e Consumer Health).

Fernanda Eduardo e Fabiana Sanchez do time de inovação da Bayer no LifeHub em São Paulo. (Foto – Reinaldo Canato / Bayer)
Segundo a empresa, o LifeHub São Paulo é “muito mais do que um espaço físico: é um verdadeiro ecossistema de inovação, focado em parceiras com startups, programas de mentoria, sessões de cocriação e desenvolvimento de projetos inovadores de positivo impacto socioambiental”.
A iniciativa conta com um espaço físico de 1500m² na sede da empresa em São Paulo, no bairro do Socorro. Foram construídas 40 estações abertas de trabalho, auditórios para compartilhamento de ideias, espaços de co-working, laboratório experimental de tecnológica e um estúdio para a criação de conteúdo.
Com as restrições de segurança impostas pela pandemia da Covid-19, o espaço não será amplamente utilizado em um primeiro momento. Sendo assim, a empresa investiu na ampliação do conceito do LifeHub São Paulopara o ambiente digital.
O objetivo é o projeto continuar caminhando para que os negócios se mantenham vivos e que o processo de transformação organizacional pelo qual a empresa vem passando continue a pleno vapor e se potencializasse.
Renovação cultural
Segundo a Bayer, o LifeHub São Paulonão é uma iniciativa isolada, e nasce em um contexto de profunda transformação organizacional com foco na digitalização de processos, mas, essencialmente, em uma renovação cultural profunda.
“Este processo transformador nasceu de um entendimento nosso de que os processos internos e a cultura que nos trouxeram ao presente, ao longo de nossos 150 anos de tradição, não nos levariam para o futuro”, afirma Marc Reichardt, CEO da Bayer Brasil.
De acordo com Marc, a Bayer está estreitando relacionamento com startups e investindo em programas de intraempreendedorismo para elaborar soluções para desafios de saúde e nutrição alinhadas com a visão ‘saúde para todos, fome para ninguém’.
Em função deste amplo processo de digitalização, acelerado pela pandemia, vários projetos foram pensados e organizados para serem desenvolvidos remotamente.
“Nossa visão de inovação é focada em contribuir para resolver os principais problemas de saúde e nutrição do nosso tempo. E é isso que temos feito”, completa Reichardt.
Assine nossa Newsletter
Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro