Basf e Mercedes-Benz unem forças para acelerar agtechs

Cropman, Pix Force e Kalliandra foram selecionadas para áreas como robótica, IoT e smart farming

Por Redação

A Basf e a Mercedes-Benz uniram forças para encontrar soluções Agro 4.0 para a cadeia produtiva da agricultura. Por meio da AgroStart, plataforma de inovação da multinacional de químicos, foram selecionadas três agtechs de um total de 57 para um programa de aceleração.

O foco da iniciativa é a mobilidade agrícola nas categorias de robótica/mobilidade, sensores/IoT, conectividade, gerenciamento da lavoura com o uso de telemetria e smart farming.

As startups selecionadas foram a Cropman, responsável por oferecer soluções em diagnósticos de solos de alta precisão e rendimento, a Pix Force, que desenvolve soluções para interpretar imagens e vídeos por meio de Inteligência Artificial, e a Kalliandra, empresa com foco em agricultura irrigada.

Para Eduardo Menezes, gerente de Produtos Digitais da Divisão de Soluções para Agricultura da Basf na América Latina, “a Mercedes-Benz traz toda a sua expertise sobre mobilidade, que, aliada à expertise de campo da Basf, formam uma combinação promissora para o desenvolvimento de novas soluções que apoiem os desafios desse segmento”.

Na agricultura, os segmentos de robótica, Internet das Coisas, sensoriamento, drones e outros estão todos ligados à mobilidade, uma das principais dores levantadas pelos agricultores.

“As startups escolhidas para o processo de mentoria e aceleração trazem serviços que vão ao encontro das necessidades dos agricultores. Juntos, Basf e Mercedes-Benz, pretendemos cocriar soluções que envolvam estas diferentes frentes. Nossa intenção é a de atender demandas reais, envolvendo nossos clientes no processo e gerando benefícios para todos os lados”, complementou.

O objetivo da parceria é o de impulsionar a produtividade e rentabilidade no campo. Esse compromisso ganha ainda mais força com a aceleração das startups selecionadas em cada categoria.

Os cases concorrentes foram avaliados em apresentações online por uma banca formada por representantes da Basf, Mercedes-Benz do Brasil, Grunner, Raízen e Câmara de Comércio e Indústria Brasil-Alemanha.

AgroStart

Criado há pouco mais de dois anos, o Ecossistema AgroStart reúne parceiros de diferentes segmentos com especialistas e infraestrutura para desenvolver produtos ou serviços de forma rápida e escalável. Hoje fazem parte desta iniciativa a Bosch, o Banco do Brasil e a Samsung.

A fim de oferecer experiências, ferramentas e visibilidade aos empreendedores que buscam criar soluções competitivas para o setor, a Mercedes-Benz se junta ao time de empresas parceiras.

“Com essa parceria com a Basf, buscamos encontrar propostas que irão possibilitar impactos positivos para a cadeia agrícola brasileira, auxiliando os agricultores”, declarou Karl Deppen, presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina.

Segundo ele, o objetivo é apoiar o desenvolvimento de tecnologias que possam gerar maior produtividade e mais rentabilidade no campo para acelerar ainda mais o agronegócio, “o setor que puxa o crescimento da economia no País”.

O AgroStart foi o primeiro programa de aceleração para agtechs sendo pioneiro no desenvolvimento de parcerias com startups do agronegócio na América Latina. Desde 2016, mais de 500 startups do setor espalhadas por dez países do continente, já interagiram com a plataforma. (com informações da assessoria de imprensa)

Categorias:

Sair da versão mobile

Leia também