Ir para o conteúdo

Inovação

Banco Central seleciona agtech por agilizar burocracia para crédito

Programa Lift Lab conta com mais de 25 startups em sua 3ª edição

O Banco Central do Brasil selecionou a agtech Brain no programa Lift Lab 2020, Laboratório de Inovações Financeiras e Tecnológicas, que fomenta projetos de pesquisa de inovação tecnológica relacionados à indústria financeira.

“Acreditamos na revolução do agro no Brasil”, disse Renato Girotto, CEO da Brain. (foto – Brain)

A startup foi escolhida pela sua solução Farmer ID, que localiza e desde a internet, em até 5 minutos, todos os documentos necessários para operações de crédito.

Entre as certidões “localizáveis” estão o CAR, CCIR, APF, CAFIR, CND ITR, CND IBAMA. Com isso, o produtor fica pronto para apresentá-los às instituições financeiras.

Em outras palavras, a ferramenta realiza a busca de toda a documentação exigida para operações de crédito agrícola na internet, reúne todos estes dados e os disponibiliza em sua plataforma de forma organizada ao produtor.

Além disso, com o módulo de geoprocessamento, o agricultor tem acesso à Inteligência Artificial, apresentada de forma simples.

“Participar de um projeto desta dimensão e poder contribuir com uma ferramenta inovadora aplicada à indústria financeira é um marco na trajetória da Brain. Acreditamos na revolução do agro no Brasil e temos imensa satisfação em fazer parte deste ambiente colaborativo que propõe o Lift Lab”, comenta Renato Girotto, CEO da Brain.

A agtech é especialista em Big Data Analytics, Inteligência Artificial e Machine Learning para o enriquecimento de dados no agronegócio. Deste modo, sua atuação visa reduzir riscos de crédito para equipes comerciais e produtores.

Programa

O Lift Lab é coordenado pela Fenasbac em conjunto com o BC, e conta com o apoio de empresas de tecnologia como AWS, Cielo, IBM, Microsoft, Multiledgers, Celers e R3. Confira as selecionadas.

O passo seguinte é a formação dos grupos de acompanhamento de projetos (GAP), que são equipes integradas por funcionários do BC, membros da Fenasbac e especialistas em tecnologia indicados pelas empresas apoiadoras.

Cada projeto terá um GAP, que se reunirá quinzenalmente com os proponentes de forma virtual para acompanhar o andamento do projeto e discutir os temas de inovação envolvidos no desenvolvimento da proposta.

Com duas edições concluídas, o Lift já entregou 29 projetos de inovação. Ano passado, o programa venceu o prêmio Central Banking Fintech Regtech Global Awards, promovido pela revista de finanças Central Banking.

AUTOR:

Daniel Azevedo Duarte

Daniel Azevedo Duarte é editor-chefe do AgEvolution do Canal Rural, Mestre em Jornalismo (UCM/USP), MBA em Agro (FGV) e entusiasta da inovação no agro. Também é professor em Comunicação no Agro na PUC de Campinas e correspondente de publicações internacionais sobre o setor.

Assine nossa Newsletter

Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro