Aquarius lança Índice de Digitalização e Tecnologia para sojicultores

Objetivo é gerar comparativos, orientar produtores e fomentar Agro 4.0

Por Redação
digital

O Projeto Aquarius lançou, nesta semana, uma ferramenta que ajudará os produtores rurais de soja a avançarem no processo de digitalização e uso de ferramentas do Agro 4.0.

A plataforma denominada IDT (Índice de Digitalização e Tecnologia) vai diagnosticar e quantificar o nível de tecnologia dos sojicultores de forma a oferecer uma bússola de orientação na adoção de tecnologias 4.0.

A ferramenta permitirá ao produtor acesso a um comparativo do seu nível tecnológico em relação ao nível tecnológico do Brasil, estadual e regional o qual está inserido.

No site, será disponibilizado ao público, de forma gratuita, o mapa e o ranking de digitalização do Brasil, dos estados e regiões de forma dinâmica e com atualização em tempo real, à medida que mais produtores realizarem o teste.

O Projeto Aquarius é um dos mais antigos projetos sobre agricultura de precisão do Brasil, há mais de 20 anos, e realiza pesquisas que visam o desenvolvimento tecnológico da área, junto de parceiros do setor público (UFSM) e privado (Stara, Cotrijal, Drakkar e OWS).

Uma vez que a plataforma IDT possibilitará ao produtor ter conhecimento de seu nível tecnológico, ele poderá definir as quais medidas para obter um bom planejamento de adoção tecnológica, respeitando suas limitações e necessidades.

O trabalho desenvolvido é resultado do prêmio recebido pelo Projeto Aquarius no Edital Agro 4.0 da ABDI (Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial) para adoção e difusão de tecnologias do Agro 4.0.

Essa ação visa auxiliar os produtores rurais na transformação digital de suas fazendas, bem como levar informações e orientações atualizadas aos acadêmicos, produtores rurais, profissionais da área e leitores. (com informações da assessoria de imprensa)

Categorias:

Sair da versão mobile

Leia também