Aplicativo coloca a lavoura inteira na tela do seu celular
Os desafios atuais enfrentados por produtores rurais, nas mais diversas cadeias do nosso Agro, são cada vez mais complexos e demandam dedicação e atenção em várias frentes.
Entre as empresas que oferecem soluções de apoio a gestão está a AEGRO (aegro.com.br), startup fundada por um grupo de cientistas da computação que propõe facilitar o planejamento e controle de safras, em uma plataforma que pode ser acessada no computador, tablet ou celular. Conversando com Pedro Martins Dusso, CEO da AEGRO, ele relata que seus clientes estão economizando tempo no planejamento das suas safras, registrando com precisão as atividades da lavoura, armazenando com segurança seu histórico de produção e acessando de qualquer lugar todas suas informações. Em pouco mais de dois anos de atuação, a empresa já conta com mais de 260 clientes e vem crescendo esta base nos últimos meses a uma taxa de 15% ao mês. Pedro espera acelerar este crescimento ao longo de 2018 e fechar o ano com 1000 clientes utilizando a plataforma.
O financiamento da AEGRO começou com o capital dos próprios sócios, operando na incubadora da Universidade Federal do RS. Em seguida teve um primeiro aporte de investidores Anjo (R$150 mil), o que possibilitou o desenvolvimento e melhorias nos sistemas e primeiras ações de divulgação e acesso ao mercado. Com os resultados obtidos e expansão da operação, a startup demonstrou potencial e, em meados de 2017, a empresa recebeu um aporte do fundo SP Ventures (R$2,5 milhões).
Atuando a partir de sua sede em Porto Alegre, RS, e com uma unidade no polo de tecnologia de Piracicaba, SP, o grande desafio da AEGRO hoje é continuar evoluindo suas funcionalidades e expandir sua base de clientes. A estratégia de expansão atualmente em curso parte do contato com potenciais clientes pelo meio digital, uso de um blog de conteúdo direcionado ao produtor e demonstrações online das soluções, contando com seu diferencial competitivo de design interativo e facilidade de operação da plataforma.
Certamente veremos uma demanda crescente nos próximos anos por soluções digitais de gestão de fazendas, e já são várias as empresas que atuam no segmento. Fica, portanto, o desafio de chamar atenção do produtor e apresentar soluções simples e seguras, que sejam compatíveis, interajam e levantem dados de forma autônoma com fornecedores de insumos, com os equipamentos agrícolas, bancos e clientes do produtor.
Para acompanharmos, e visite o site da Aegro.
Mais sobre:
AUTOR:
Daniel Azevedo Duarte
Daniel Azevedo Duarte é editor-chefe do AgEvolution do Canal Rural, Mestre em Jornalismo (UCM/USP), MBA em Agro (FGV) e entusiasta da inovação no agro. Também é professor em Comunicação no Agro na PUC de Campinas e correspondente de publicações internacionais sobre o setor.
Assine nossa Newsletter
Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro