Ir para o conteúdo

Agro 4.0

Agtech traz precisão “suíça” à gestão de canaviais

Gamaya lança ferramenta robusta para monitoramento das lavouras de cana do plantio à colheita

A agtech suíça Gamaya acaba de lançar no Brasil sua solução para gestão digital de canaviais, a Canefit. A ferramenta é resultado de anos de pesquisa e interação com produtores brasileiros e a base tecnológica da empresa desenvolvida desde 2015 no país europeu.

Um dos diferenciais é o uso de drones equipados com exclusivas câmeras hiperespectrais, que visualizam até 40 bandas de cores contra apenas três das convencionais, que permitem analisar aspectos fisiológicos das plantas com muito mais eficiência em vários estágios do cultivo.

Os suíços conversaram com especialistas, mergulharam a fundo na cultura da cana e, sobretudo, ouviram os produtores sobre os principais desafios para entregar, agora, um pacote de soluções composto por cinco produtos para problemas específicos de agricultores e usinas:

Falhas e Linhas Básicas de Plantio – serviço automático de análise de linhas e falhas de plantio em grandes áreas cultivadas;

Detecção de Daninhas por Drone – sistema de detecção e mapeamento com precisão de infestação de lavouras de cana por plantas daninhas;

Monitoramento de Daninhas por Satélite – ferramenta que oferece um olhar constante e abrangente, emitindo relatórios com atualização periódica de toda a propriedade;

Monitoramento de Canavial – aponta e identifica anomalias no desenvolvimento da cultura e emite alertas semanais indicando eventuais problemas e

Linhas de Colheita com Precisão (que indica as melhores rotas para o maquinário agrícola, reduzindo as perdas com seu uso em campo.

Esse conjunto tecnológico oferece uma visão sistêmica da propriedade, que permite identificar deficiências em quaisquer dos talhões. Além disso, todos os dados ficam disponíveis em uma única plataforma, a Gamaya Viewer, para facilitar acesso às informações tanto online quanto offline.

“Quando a Gamaya chega a uma usina, pode garantir a capacidade de atendê-lo com rapidez e em larga escala, fazendo análises de grandes áreas em tempo recorde e com dados confiáveis, como indica seu DNA suíço. Tudo isso, no campo, tem grande valor”, afirma Silvio Santos, responsável pelas operações da Gamaya no Brasil.

Ou seja, nos momentos mais cruciais do cultivo da cana, o produtor terá condições de tomar decisões com mais agilidade, segurança e assertividade, obtendo ganhos de eficiência, redução de custos e do impacto ambiental de suas atividades.

O diferencial da Canefit resulta de uma inovadora combinação de tecnologia e grande capacidade computacional. A Gamaya é líder global no uso agrícola de imagens hiperespectrais e utilizou esse conhecimento no desenvolvimento de aplicações e análises sobre as demais opções de imagens.

Por meio de um sistema de machine learning, os computadores da empresa “aprendem” continuamente a interpretar melhor cada uma dessas informações e aprimorar essa relação com os eventos no campo.

Sobre inovação no setor de cana, veja também que o CNPEM desenvolveu um coquetel de enzimas para baratear a produção do etanol de 2ª geração a partir de palha e bagaço ou o AgEvolution Talks sobre o tema no vídeo:

 

Assine nossa Newsletter

Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro