Agtech recebe primeira licença para terapia celular em animais no Brasil
Regenera Stem Cells utiliza células-tronco para tratamento de patologias de cavalos, cães e gatos
A Regenera Stem Cells tornou-se a primeira empresa do Brasil a obter registro do MAPA (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) para um medicamento à base de células-tronco mesenquimais na medicina veterinária.
A startup de biotech também teve reconhecido seu pedido de registro para o processamento de células-tronco mesenquimais, fonte da matéria-prima de seus medicamentos para tratamentos de doenças em cães, gatos e cavalos.

Tratamento foi desenvolvido durante 15 anos de pesquisa em células-tronco. (Crédito: MSL Andreoli)
Indicado para tratar as doenças osteoartrose, ceratoconjuntivite seca e sequela neurológica de cinomose, o produto CaniStem foi desenvolvido a partir de mais de 15 anos de pesquisa e sete anos de aplicação terapêutica em animais.
“A obtenção do registro para um tratamento comprovado de terapia celular, que neste primeiro momento atende os animais, é apenas o início do que estamos fazendo no Brasil. Queremos continuar investindo em pesquisas que tragam novas soluções com células-tronco”, afirma Michele Andrade de Barros, sócia da Regenera.
A médica veterinária foi responsável pelo desenvolvimento da técnica que usa as células-tronco mesenquimais de tecidos adiposos de indivíduos adultos para o tratamento que alcança sucesso de 80% em casos de cimonose e 95% para ceratoconjuntivite seca.
A startup possui, ainda, pesquisas científicas para o desenvolvimento de novos medicamentos para outras patologias em cavalos (como sequela neurológica de encefalopatia protozoária equina, tendinites e desmites), cães (como atopia, aplasia de medula e doença renal) e gatos (doença renal, complexo gengivite estomatite, aplasia de medula, osteoartrose, entre outras).
Mais sobre:
Assine nossa Newsletter
Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro



