
A agtech americana Advanced Farm Technologies (AFT) desenvolve soluções robóticas para a agricultura, como o T6, um robô capaz de colher morangos cultivados no solo por meio de múltiplos braços automáticos. A tecnologia despertou a atenção de investidores e a agtech captou US$ 7,5 milhões em uma rodada de série A liderada pelo Yamaha Motor Ventures & Laboratory Silicon Valley (YMVSV), divisão de venture capital da Yamaha Motor Co.
De acordo com Nolan Paul, da YMVSV, os investimentos foram feitos por dois motivos. “O time foi o mais imporante. Robótica e hardware tem ciclos de desenvolvimento mais longos, e eles já provaram que conseguem transformar um protótipo em uma empresa comercialmente viável”, disse ele, em entrevista ao site AgFunder News. “A segunda razão tem a ver com os morangos, uma fruta que pode ser colhida 70 vezes a cada safra, enquanto outras só podem ser colhidas uma única vez.”
Por enquanto, a tecnologia é oferecida apenas de modo experimental para fazendeiros das regiões de Salinas-Watsonville e Oxnard, Santa Maria, no estado da Califórnia. Os recursos captados serão usados para ajudar a empresa a transformar os protótipos em versões disponíveis comercialmente. A Yamaha deve ajudar na fabricação das peças, procedimento bastante dispendioso para startups.