Ir para o conteúdo

Sustentabilidade

Agrotools digitaliza produtores no ´ponto-cego` da Amazônia

Agtech brasileira doou R$ 1 milhão para incluir pecuaristas no mercado sustentável com ferramentas digitais

A Agrotools doou R$ 1 milhão em tecnologia e ciência de dados para digitalizar frigoríficos, cerealistas, cooperativas e demais empresas de menor porte que compram produtos provenientes do agronegócio da Amazônia.

Tais empresas se encontram no “ponto-cego” da floresta, sem condições técnicas para seguir as regras socioambientais e serem vistas pelos grandes compradores como parceiras de negócios.

A doação foi anunciada durante a 1ª Conferência Itaú Amazônia, realizada em dezembro, que reuniu especialistas e personalidades para debater os desafios e as soluções para o desenvolvimento sustentável da produção agropecuária da região amazônica.

“Vamos doar uma solução ampla para os pequenos atores do agronegócio na Amazônia. Queremos que tomem conhecimento sobre como seus compradores os enxergam, identificando problemas passíveis de serem resolvidos para que possam estar inseridos no mercado da Amazônia responsável e não sejam excluídos da cadeia do agronegócio responsável”, disse o fundador e CEO da Agrotools, Sérgio Rocha.

Segundo ele, o processo de distribuição das soluções será executado por meio da Identidade Geográfica (GeoID), uma metodologia da Agrotools apta a identificar os territórios de produção e conectá-los ao mundo dos negócios. Desta forma, a ferramenta permite os compradores fazer a verificação socioambiental antes de comprarem produtos do campo na Amazônia.

“Nossa intenção não é excluir quem não tem compliance, mas identificar, entender o problema e endereçar uma solução. Afinal, a ideia é reinserir todos aqueles que produzem com responsabilidade e transparência, mas ainda não são identificados pelos grandes compradores”, completou.

Atualmente, as soluções digitais Agrotools utilizam infraestrutura tecnológica e inteligência artificial (IA) da Microsoft.

Para Tânia Cosentino, presidente da Microsoft Brasil, a Inteligência Artificial é uma importante aliada em projetos como o liderado pela Agrotools, que visa oferecer soluções digitais para empresas do agronegócio na Amazônia.

“Nós temos uma oportunidade única, os recursos e o conhecimento para dar escala às boas práticas e a IA irá auxiliar a Agrotools na reinserção daqueles que produzem com transparência e responsabilidade e, por meio do uso de dados, apoiar na identificação deles pelos compradores”, comentou a executiva da Microsoft.

Para ela, esse tipo de iniciativa mostra que é possível planejar estrategicamente o futuro sustentável do Brasil e garantir uma economia inclusiva, circular e de baixo carbono. “Não há controvérsias entre produzir e preservar”, frisou.

Além dos critérios de seleção que serão adotados pela Agrotools – com a participação do Itaú e de ferramentas da Microsoft – as empresas interessadas em obter tecnologia também poderão se cadastrar para a pré-seleção em um hotsite que será disponibilizado pela Agrotools e Itaú.

“Queremos envolver outros parceiros nesta iniciativa de transferência de tecnologia, convidando-os a fazer parte desta grande empreitada do bem“, convidou Sérgio.

Para ele, outro ponto importante é equalizar todo esse sistema como uma maneira de valorizar quem já trabalha dentro dos parâmetros da sustentabilidade.

Assine nossa Newsletter

Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro