Avicultura
Agrisolus recebe aporte para disseminar ´granjas digitais`
Startup paranaense usa sensores, inteligência artificial e IoT para levar aviários à "perfeição"
A venture capital KPTL realizou um aporte na agtech paranaense Agrisolus que utiliza tecnologias como IoT (Internet das Coisas) e inteligência artificial para antecipar as “granjas do futuro”.
Fundada no interior do Paraná, em 2016, a startup encontrou espaço na avicultura para escalar sua operação e já conta com clientes como a GT Foods e Ovos Mantiqueira.

“Entregamos valor tanto ao produtor quanto para a agroindústria”, diz Anderson Nascimento, CEO da Agrisolus. (foto – Agrisolus)
“Somos a empresa que leva essa informação em tempo real com acuracidade sobre o que está acontecendo em cada propriedade. Com Inteligência Artificial projetamos o que vai acontecer. Entregamos valor tanto ao produtor quanto para a agroindústria”, afirma Anderson Nascimento, CEO da Agrisolus.
A solução é composta por um software próprio controla um conjunto de mais de 20 tipos de sensores para monitorar a balança de precisão, consumo de ração, consumo de água, umidade, presença de CO2, etc.
Os dispositivos de monitoramento e transmissão de dados são instalados nos aviários integrados ao frigorífico. O software é acessado simultaneamente pelo produtor e pela indústria, exibe os dados monitorados, calcula indicadores-chave e também projeta cenários futuros.
Fundo agro
A KPTL possui um Fundo Agro, que segue em captação e já conta com investidores como a Tridon Participações, family office do Grupo Jacto. O fundo é a única opção de investimento em tecnologia no Agro disponível diretamente para pessoas físicas.
Com o novo aporte, a KPTL chega assim a 10 agtechs em seu portfólio, que totaliza 53 empresas, se consolidando como a principal gestora no segmento. Entre seus setores de atuação, estão o Agronegócio, Saúde, Financeiro, Energia, Ciências da Vida, IoT, entre outros.
Para Renato Ramalho, CEO da KPTL, a Agrisolus entrega valor ao produtor e à indústria. “Conseguem à distância tocar mais de uma granja, na palma da mão. O produtor pode gerir melhor a sua mão de obra, perde menos com ração e tem vantagens sanitárias”, analisa.
De acordo com Ramalho, outras empresas entregam soluções isoladas mas só a Agrisolus oferece esse app completo. “Assim a KPTL reforça sua presença e liderança em Agro, com a combinação perfeita de Agro com IoT. É inovação na veia!”, detalha.
Grandes clientes
Hoje, as soluções da Agrisolus já estão presentes em 200 aviários de vários Estados brasileiros. Entre os principais clientes, grandes empresas do setor, como a GT Foods – quarta maior empresa brasileira de avicultura de corte.
Outra cliente é a Mantiqueira, indústria responsável pela maior produção de ovos da América do Sul, com 11,5 milhões de galinhas em unidades em Minas Gerais, Mato Grosso e Rio de Janeiro.
“O sistema de sensoriamento nas instalações de aves de corte da Agrisolus é o que nossa empresa buscava, viabilizando uma mudança na forma de gestão do comportamento das aves”, detalha Cesar Assmann, diretor de operações da GT Foods.
Segundo ele, o mapeamento de todas as ocorrências de ambiente e de manejo permite corrigir processos e procedimentos, visando melhor performance técnica e de custo, além de favorecer a mudança de cultura da equipe.
Já Guilherme Moreira, diretor de operações da Ovos Mantiqueira, conta que o trabalho com a Agrisolus tem sido de grande expectativa. “Estamos inserindo tecnologia e rastreabilidade e aumentando o bem estar na criação de nossas aves. Os projetos iniciais tiveram resultados promissores e estamos aumentando a escala de avaliação. Nossa parceria tem evoluído e acreditamos num futuro positivo em nosso projeto”, acredita Moreira.
Para ele, o sistema de funcionamento é simples, bem elaborado e com boas informações e já tem ajudado a dar mais segurança no manejo diário, além de evitar retrabalhos. (com informações da assessoria de imprensa)
Assine nossa Newsletter
Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro



