AgEvolution
AgEvolution é premiado no 15º Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo
Programa do Canal Rural sobre tecnologia foi selecionado pelo boletim “Logística 4.0”
O AgEvolution está entre os premiados do 15º Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo – Mercedes-Benz com o boletim “Logística 4.0”. O anúncio da ocorreu na semana passada e indicou 15 profissionais da imprensa que tiveram seus trabalhos premiados nas categorias mídia impressa, eletrônica e vídeo.
O boletim AgEvolution “Logística 4.0” foi destaque na categoria vídeo ao abordar soluções tecnológicas aplicadas ao agronegócio desde dentro das fazendas até centros de distribuição como portos e logística fria. Confira a matéria no final deste texto.
A vídeo-reportagem teve Jaqueline Silva como apresentadora, Daniel Azevedo como editor-chefe e repórter e Ivan Pires como editor de imagens. O material trouxe como entrevistados Maurício Mazza, CIO da Mercedez-Benz Trucks and Buses Latam; Ricardo Buteri, COO da Santos Brasil; e Elton Soares, CTO na Freeze.
O Prêmio, que tem o patrocínio da Mercedes-Benz e da Schwaben, reconhece reportagens que tratam de temas relativos à tecnologia da mobilidade em pelo menos um dos modais – rodoviário, urbano, aéreo, aquaviário ou ferroviário, com abordagens envolvendo áreas como agronegócio, energia, sistemas autônomos, conectividade, digitalização, pesquisa e desenvolvimento para inovação, manufatura avançada e ESG (Governança Socioambiental).
Os jurados desta edição foram os jornalistas Pedro Kutney, editor do portal de notícias Automotive Business; Kátia Penteado, editora do site GestAgro 360°, da revista Máquinas & Equipamentos, do Anuário ABIMAQ e da revista Conexão Pet Brasil, além do conselheiro da SAE BRASIL, Everton Lopes da Silva, Head da MAHLE Tech Center South America.
“Os jornalistas são responsáveis por informar os fatos ao público e o Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo Mercedes-Benz reconhece os profissionais que se destacam na tarefa de traduzir o complexo mundo da tecnologia da mobilidade em informação de fácil compreensão. Um mérito inestimável”, pontuou o presidente do Conselho da SAE, Camilo Adas.
O Prêmio SAE BRASIL de Jornalismo foi criado em 2007 como um incentivo à cobertura jornalística em âmbito nacional sobre tecnologias aplicadas à mobilidade. Ao longo desses anos foram inscritas milhares de reportagens produzidas no Brasil, que são um importante registro de toda a evolução pela qual passa o setor.
“Para nós, da Mercedes-Benz, apoiar e reconhecer este trabalho tão fundamental da imprensa especializada é muito importante, pois se trata de uma prestação de serviço essencial à sociedade, que está se transformando com o avanço tecnológico da mobilidade. E poder contar com os profissionais jornalistas nesta missão de transformação é uma honra e um privilégio, por isso, incentivar seu trabalho, principalmente em tempos tão desafiadores, como agora, na pandemia, é também nosso dever”, afirmou Camila Franco, gerente de Comunicação Corporativa da Mercedes-Benz do Brasil.
Vídeo
O primeiro lugar na categoria vídeo, foi para Isadora Carvalho, do canal da Revista Quatro Rodas, pela reportagem “Tesla Model 3 é um celular sobre rodas que dirige sozinho?”, sobre o modelo, que é 100% elétrico, conduzido por tela única e que, além de conduzir sozinho, o pode ganhar potência e performance com uma simples atualização.
As menções honrosas em vídeo foram para André Paixão, do canal Primeira Marcha, pelo vídeo reportagem “Dá pra viajar com carro elétrico? Andamos até a bateria quase acabar” e para Darlan Helder dos Santos, do Tecnoblog, pelo vídeo “Onde estão os carros autônomos que nos prometeram?”.
Os destaques foram para Daniel Azevedo, do AgEvolution do Canal Rural, pela reportagem “Logística 4.0”; e Henrique Alves Rodriguez, do canal da Revista Quatro Rodas, com o vídeo “Meteor: dirigimos o maior caminhão da Volkswagen no mundo”.
Mídia impressa
Na categoria mídia impressa, a reportagem vencedora foi “Uma nova Era” escrita pelo jornalista Edmundo Ubiratan e publicada na AERO Magazine, que mostra como com capacidade de pousar e decolar em trajetória vertical, veículos elétricos urbanos poderão mudar a dinâmica do transporte de cargas e passageiros em grandes cidades.
As duas menções honrosas em mídia impressa foram para Vilhena Soares Alves, do Correio Braziliense, com a série de reportagens “Estradas poluentes”, e para Thiago Vinholes, da Revista Autoesporte, pela matéria “Quem não tem carro caça com Gripen”.
Os dois destaques da categoria foram para os jornalistas Diogo de Oliveira, do Jornal do Carro/Estadão, pela reportagem “SUVs brasileiros terão futuro híbrido: HR-V, Kicks, Renegade e T-Cross eletrificados vêm ai”, e para André Chiappero Schaun, da Revista Autoesporte, com “As gigantes que movem o agronegócio!”.
Mídia Eletrônica
Na categoria mídia eletrônica a vencedora foi a jornalista Rafaela Borges, do UOL, pela reportagem “Design do Futuro” sobre como o visual dos carros mudará nos próximos anos e que as maiores revoluções devem ocorrer do lado de dentro dos veículos.
Uma das menções honrosas em mídia eletrônica foi para Renan Bandeira Eduardo, do Mobiauto, pela matéria “As surpresas de dirigir um carro elétrico pela primeira vez”. A outra foi para Rodrigo Ribeiro, pela reportagem “Viajamos 1.200km de carro elétrico: os desafios, as vantagens e o custo de enfrentar um Brasil atrasado”, publicada na Revista Autoesporte.
Os destaques em mídia eletrônica foram atribuídos a Raphael Salomão e Alana Fraga, pela matéria “Agropecuária é fundamental para interiorizar uso do biogás no país”, feita em conjunto e publicada na Revista Globo Rural, e para Cleide Silva, do Jornal Estadão, com a matéria “Cerco ao carro a gasolina cresce no mundo e pressiona petroleiras”. (com informações da assessoria de imprensa)
Confira o boletim AgEvolution “Logística 4.0”:
Assine nossa Newsletter
Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro