Ir para o conteúdo

Agtech

Cerveja: InBev aposta em agtech para garantir bons ingredientes

Empresa visa agregar valor a agricultores que fornecem matéria-prima para suas famosas marcas da bebida em todo o mundo

Maior cervejaria do mundo, a belgo-brasileira AB InBev é mais uma grande companhia a investir em agtechs e startups para melhorar suas operações no presente e garantir o futuro do negócio.

Há cerca de um ano, a multinacional belga-brasileira firmou parceria com a agtech estadunidense Sentera para ajudar os agricultores a melhorar sua produtividade e proteger a cadeia de suprimentos de ingredientes como cevada, milho, arroz, lúpulo, sorgo e mandioca.

Já no Brasil, a AB InBev e seus controladores também têm iniciativas com fintechs, startups de conteúdo, ventures capital e hubs de inovação, por exemplo.

No caso da Sentera, a ferramenta SmartBarley usa diversas tecnologias para fornecer insights agronômicos exclusivos com precisão por hectare.

A equipe de agrônomos especialistas da AB InBev acessa esses dados para agregar valor aos agricultores que produzem ingredientes de alta qualidade para as cervejas da AB InBev.

Você já tomou

A história da multinacional começou no Brasil com a fusão entre as cervejarias Antarctica e Brahma, que deu origem a Ambev em 1999. Alguns anos depois, em 2004, a Ambev se uniu cervejaria Inbrew e criaram a InBev.

A partir daí, a empresa comprou a Anheuser-Busch e tornou-se a maior cervejaria do mundo. Depois de outras aquisições, a AB InBev possui dezenas de marcas como Brahma, Antarctica, Budweiser, Stella Artois, Corona, Beck, Skol, Bohemia, Caracu, Polar, Colorado, entre outras nos cinco continentes.

“Somos a maior cervejaria e o maior usuário de cevada para malte do mundo, então, quando você pensa sobre de onde vem o investimento na pesquisa de melhoramento ou na tecnologia de apoio, se não vamos fazer, quem o fará?”, perguntou Katie Hoard, diretora global de Inovação Agrícola e Sustentabilidade da AB InBev.

Tecnologia

Orientada por dados meteorológicos em tempo real, AI, imagens de satélite, drone e outras, as ferramentas analíticas e de alerta do SmartBarley oferecem aos agrônomos capacidade de detectar problemas rapidamente, analisar alternativas e orientar os agricultores sobre como agirem.

Dados precisos permitem a aplicação sob medida de insumos agrícolas e recursos hídricos, eliminando a aplicação excessiva de produtos e fornecendo os insights necessários para que os produtores otimizem o manejo da terra.

“Estamos empolgados em apoiar a AB InBev em sustentabilidade e capacitação do produtor. A AB InBev assumiu um conjunto de compromissos com seus produtores, clientes e partes interessadas. A tecnologia da Sentera mostra que o sucesso do agricultor, a capacitação econômica e as práticas sustentáveis ​​andam de mãos dadas”, disse Eric Taipale, CEO da Sentera.

A AB InBev apoia comunidades agrícolas em todo o mundo por meio de equipes de pesquisadores e agrônomos que trabalham diretamente com mais de 30.000 agricultores em 13 países nos cinco continentes para cultivar os ingredientes de cerveja como cevada, milho, arroz, lúpulo, sorgo e mandioca.

Sustentabilidade

Além de ter acesso a ferramentas, os agricultores serão estimulados a fazer parte da iniciativa de Sustentabilidade 2025 da AB InBev, que visa desenvolver os agricultores e as cadeias produtivas.

“A parceria com a Sentera nos permite acelerar drasticamente o progresso em direção à meta de sustentabilidade de 2025 para garantir que 100% dos nossos agricultores diretos sejam qualificados, conectados e financeiramente capacitados”, disse Ezgi Barcenas, vice-presidente global de sustentabilidade da AB InBev.

Para ele, a tecnologia e a inovação desempenham papéis essenciais para atingir este objetivo, bem como garantir a viabilidade de longo prazo das próprias cadeias de suprimentos da multinacional.

ABInBev e Sentera trabalham juntas desde 2017 em todo o mundo. SmartBarley está presente nos países e continentes onde a AB InBev tem programas de cultivo direto de cevada e desde outubro de 2020 também onde há fornecedores de arroz. (com informações da assessoria de imprensa)

Assine nossa Newsletter

Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro