Ir para o conteúdo

Bayer mobiliza agtechs para aplicativo de pulverização sustentável

Empresa selecionou a Perfect Flight e a Safe Trace para projeto piloto junto a multiplicadores de sementes

A Bayer e as agtechs Perfect Flight e Safe Trace firmaram uma parceria para tornar o processo de pulverização mais sustentável. A aproximação entre as empresas ocorreu por meio do programa Intensive Connection, do AgTech Garage, que está com inscrições abertas para sua segunda edição.

A ideia surgiu na última etapa do primeiro programa, durante uma viagem aos EUA, inclusive à sede da Bayer. “O projeto com a Bayer será um primeiro passo para o lançamento do nosso novo produto na próxima safra, que se inicia em meados do outono de 2020”, conta Leonardo Luvezuti, gestor de operações da Perfect Flight.

O novo projeto, que ainda será testado, conta com a expertise da Perfect Flight em softwares para gestão e controle da pulverização aérea de insumos. A partir de georreferenciamento, o sistema apresenta identificação de áreas de preservação permanente e reserva legal, além de cidades, aldeias, entre outros.

A ferramenta também se baseia em dados climáticos, infestação de pragas e doenças para definir o melhor momento de aplicação dos defensivos. Já a Safe Trace completa a solução com rastreabilidade por blockchain para garantir a confiabilidade das informações.

O AgEvolution entrevistou André Koji Fukugauti, gerente de projetos da Bayer, que detalhou a parceria. Confira a seguir:

AgEvolution (AE) – Gostaria de saber como funciona este projeto?

André Koji Fukugauti (AKF) – A Bayer participa do time do Intensive Connection, que é focado em soluções inovadoras para a sustentabilidade e competitividade do agronegócio nacional. Durante o programa, identificamos a sinergia e elaboramos um plano de trabalho para co-desenvolvimento entre as startups e a Bayer, já que as soluções se complementam para o tema de agricultura sustentável.

O escopo contempla uma nova camada de informações sobre questões de desmatamento, água, solo, projetos sociais, produtividade e qualidade com uso de blockchain para mensurar práticas de sustentabilidade e responsabilidade socioambiental dos multiplicadores de sementes.

Basicamente, a Perfect Flight qualifica as aplicações de defensivos e a Safe Trace, além de capturar outros fatores de boas práticas, organiza e consolida as informações em sua plataforma de rastreabilidade.

AE – Como é a atuação da Bayer neste hub de inovação?

AKF- O projeto está sendo implementado pelas startups sob liderança da Bayer. A Bayer é um Innovation Parnter do AgTechGarage, junto com a Sicredi, OCP e a Ourofino Saúde Animal, e busca antecipar tendências e agilidade em soluções para ser um elo confiável no ecossistema e se posicionar como protagonista em Inovação Aberta. Com isso, visa ser a parceira preferida e atrair talentos, além de incentivar a mudança de mindset para a cultura de Inovação Aberta.

AE – É possível falar em investimentos?

AKF- Não tenho permissão para divulgar os valores, mas a co-criação também contempla um compartilhamento dos riscos das respectivas contribuições das partes. As startups já são parceiras da Bayer em outras iniciativas e este será um incremento no portfólio delas, sendo a Bayer promotora da escalabilidade.

AE- Como vai funcionar este aplicativo?

AKF- O aplicativo irá simplificar processos ao organizar as principais informações à Bayer e aos agricultores para gerar maior confiança na cadeia de valor. Deste modo, promoverá maior transparência quanto à sustentabilidade do processo de produção e fornecimento das sementes aos agricultores.

(com informações das Assessorias de Imprensa)

Assine nossa Newsletter

Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro