Ir para o conteúdo

Abstartup aponta Parahyba Valley como “comunidade emergente”

Agtechs respondem por 20% das 99 startups da região de São José dos Campos, segundo mapeamento sobre Sudeste do País

São José dos Campos foi apontada como “comunidade de inovação emergente” na Região Sudeste, segundo o mapeamento da Abstartup (Associação Brasileira de Startups), divulgado hoje.

O chamado Parahyba Valley já concentra 99 startups ativas, das quais 20% declaram-se agtechs (dedicadas ao agronegócio). Entre elas, 26% estão em fase de ideação, 40% operação, 25% em tração e 9% em fase de crescimento (scale-up).

O Parahyba Valley compreende toda a região do Vale do Paraíba e tem como “capital” do vale São José dos Campos. Com parques tecnológicos, como o Nexus, e universidades, como o ITA, a região se destaca pela relação com as corporações e as estruturas geradoras de talento.

“Esse é um dos elementos mais importantes para um ecossistema de sucesso. Podemos observar difusão de cultura empreendedora através de eventos que falem de startups, visibilidade dos cases de sucesso locais e meios de ensino de técnicas de empreendedorismo”, diz o estudo.

Densidade

Com 4776 startups ativas, o ecossistema do Sudeste é composto, em grande parte, por modelos de negócios do tipo SaaS (40%) e Marketplace (21%), que contam com equipes de até 10 colaboradores. São Paulo é o estado com a maioria delas (65%), seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro (ambas com 19% cada);

“O Sudeste é, sem dúvida, um dos polos econômicos mais aquecidos do País, concentrando, hoje, mais de 1/3 de todas as startups mapeadas (cerca de 12 mil). Porém, como o nosso intuito é dar visibilidade a novos polos, priorizamos no mapeamento as cidades que estão começando a ter destaque”, pontua Amure Pinho, presidente da Abstartup.

Entre as cidades, São Paulo assume a liderança com 46% das startups ativas em todos os setores, seguida do Rio de Janeiro (12%) e Belo Horizonte (10%). Entre os cinco primeiros, também estão Campinas, Uberlândia e São José dos Campos.

Como destaque temos também para a cidade de Campinas (SP), origem da unicórnio QuintoAndar, focada no aluguel de imóveis, que possui hoje 115 startups ativas, que possui ainda outros cases de sucesso como a Trustvox, a Super Lógica, a Agrosmart, a Movile e o PJBank.

A cidade ainda apresenta uma academia forte através de universidades como a PUC Campinas, Unicamp, Inova Business School, além de relacionamento com grandes corporações que orbitam o ecossistema, tal como Ambev, Petrobrás, IBM e Bosch, motivadas por talento e outros pontos forte da cidade, cuja maioria dos negócios (38%) ainda está em fase de tração.

AUTOR:

Daniel Azevedo Duarte

Daniel Azevedo Duarte é editor-chefe do AgEvolution do Canal Rural, Mestre em Jornalismo (UCM/USP), MBA em Agro (FGV) e entusiasta da inovação no agro. Também é professor em Comunicação no Agro na PUC de Campinas e correspondente de publicações internacionais sobre o setor.

Assine nossa Newsletter

Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro