MSD compra islandesa Vaki para piscicultura digital
Gigante biofarmacêutica fechou 2019 com a aquisição de pelo menos três empresas focadas em tecnologias inovadoras
A MSD Saúde Animal anunciou, no final de dezembro, a aquisição da islandesa Vaki, que pertencia à Pentair, para reforçar e ampliar seu portfólio em aquicultura em todo o mundo. A empresa nórdica é especializada em equipamentos de monitoramento para produção de peixes com diversas soluções voltadas a bem-estar animal.
Entre os produtos, estão câmeras para contagem, classificação e estimativa do tamanho dos peixes ainda dentro da água, bem como outros sistemas digitais para alimentação e transporte.

Câmeras acompanham a performance de cada peixe, individualmente, 24 horas por dia e em tempo real. (Imagem: Divulgação Ketchum)
Em abril de 2019, a MSD já havia comprado do Grupo Antelliq as marcas Allflex Livestock Intelligence, Sure Petcare e Biomark para soluções de identificação, rastreabilidade e monitoramento digital de animais. Já em março de 2019, a companhia adquiriu a Scan Aqua AS, uma empresa de saúde e bem-estar de peixes sediada na Noruega, focada nos principais produtos da aquicultura.
Segundo a assessoria de imprensa da MSD, os valores da aquisição da empresa islandesa não foram divulgado e não há previsão de operação no Brasil. Os sistemas da Vaki visam aumentar o nível de automação e contribuem para aumentar a eficiência da produção de peixes como por exemplo:
Contar embaixo d´água
Os contadores são baseados em uma câmera de digitalização e visão computacional. Os peixes fluem suavemente na água por meio da área de digitalização, onde todas as imagens são gravadas. Um software personalizado é usado para analisar e contar cada imagem.
Mesmo na capacidade máxima, os contadores são extremamente precisos – acima de 99%. A principal vantagem dos contadores é a precisão, a velocidade e a verificação da precisão com peixes na água o tempo todo.
Sistema de alimentação
A partir disso, todas as gaiolas são medidas 24 horas por dia e em tempo real para indicar a visão geral diária do peso médio, distribuição de tamanho, fator de condição e crescimento com grande precisão.
O produtor tem uma visão geral de todas as gaiolas, peixe a peixe e dados ao vivo acessíveis on-line para determinar a nutrição. Além disso, o tratamento de dados permite comparações entre gaiolas e locais, identificar alterações nos padrões de crescimento, selecionar gaiolas e definir datas ideais para a colheita.
Mais sobre:
AUTOR:
Daniel Azevedo Duarte
Daniel Azevedo Duarte é editor-chefe do AgEvolution do Canal Rural, Mestre em Jornalismo (UCM/USP), MBA em Agro (FGV) e entusiasta da inovação no agro. Também é professor em Comunicação no Agro na PUC de Campinas e correspondente de publicações internacionais sobre o setor.
Assine nossa Newsletter
Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro