Ir para o conteúdo

Siagro atrai 500 visitantes com instrumentação 4.0

Evento contou com demonstrações do robô Mirã 2, drones de pulverização, palestras e competição de agtechs

São Carlos sediou, na semana passada, o Siagro 2019 (Simpósio Nacional de Instrumentação Agropecuária), que reuniu pesquisadores, agtechs, palestrantes e mais de 500 visitantes para tratar das tendências da instrumentação agropecuária.

Encontro contou com mais de 50 palestrantes sobre ciência, inovação e mercado.

Organizado pela Embrapa Instrumentação, o encontro teve como tema ciência, inovação e mercado e também celebrou os 35 anos da instituição.

“A proposta foi aproximar pesquisa, mercado e agtechs por meio de palestras e exposições. Com o vibrante ciclo de inovação na agropecuária, unir estes players é parte do nosso papel. Alcançamos este objetivo com sucesso”, comentou Ladislau Martin Neto, pesquisador da Embrapa Instrumentação e coordenador do Siagro 2019.

O evento contou com mais de 50 palestrantes, que abordaram a pesquisa científica sobre diferentes áreas da agropecuária, bem como temas relativos ao mercado e a transferência de conhecimento.

As temáticas foram Agricultura Digital; Agricultura de Precisão; Automação; Nanotecnologia e Novos Materiais; Bioeconomia; Pós-colheita e processamento de alimentos; Avaliação de impacto sócio-econômico-ambiental; Métodos e Técnicas de Caracterização de solos, plantas, alimentos, resíduos e materiais de interesse do agro; entre outros, em palestras e mesas redondas.

Entre os palestrantes, os ex-ministros da Agricultura Alysson Paolinelli e Roberto Rodrigues; Celso Moretti, presidente interino da Embrapa; Paulo Hermann, presidente da John Deere no Brasil; Jacyr Costa, presidente Cosag/Fiesp, Francisco Maturro, presidente Agrishow, Luciano Brauwers, gerente na Scheffer & Cia, Cristiano Augusto Barbosa, diretor na Embraer, Thiago Magalhães Silva, presidente Sindag e outros.

Ladislau destacou que a Embrapa Instrumentação gera tecnologia para o setor há 35 anos e, atualmente, o Agro 4.0 traz uma nova dinâmica para a inovação e a evolução técnica do setor.

“Temos uma nova realidade na qual os diferentes players alinham-se com colaboração aberta para o desenvolvimento de soluções para o campo. A Embrapa sempre atuou assim e, hoje, este modelo ganhou mais força. Prova disso é a grande participação no evento”, resumiu.

Além das palestras de alto nível, as exposições de agtechs e painéis mereceram destaque, assim como demonstrações à campo do robõ Mirã 2, de drones para pulverização e sensores hídricos Iot.

No caso do robô, por exemplo, a tecnologia concilia robótica, os lasers Libs e softwares com alta capacidade de leitura óptica para análise de solo. O Libs eleva as amostras de solo a temperaturas próximas a do Sol e permite a análise do plasma resultante para identificar necessidades nutricionais em tempo real.

O evento contou ainda com o Pitch Deck de AgTechs do Siagro 2019, uma competição de startups do agro que teve como vencedora a “Olho do Boi”, voltada à pecuária.

AUTOR:

Daniel Azevedo Duarte

Daniel Azevedo Duarte é editor-chefe do AgEvolution do Canal Rural, Mestre em Jornalismo (UCM/USP), MBA em Agro (FGV) e entusiasta da inovação no agro. Também é professor em Comunicação no Agro na PUC de Campinas e correspondente de publicações internacionais sobre o setor.

Assine nossa Newsletter

Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro