Vacas russas testam realidade virtual para bem-estar
Com os óculos, elas veem um grande campo ensolarado; primeiros testes indicaram redução na ansiedade das fêmeas
Uma fazenda em Moscou, na Rússia, está usando óculos de realidade virtual para tentar aumentar a quantidade e qualidade do leite produzido pelas vacas.

Óculos de Realidade Virtual (RV) foi adaptado para as vacas. (Foto: Ministério da Agricultura da Rússia, via CNN)
De acordo com a CNN, o Ministério de Agricultura e Alimentos da Região de Moscou informou que os estudos realizados nos animais indicam que o ambiente pode afetar o leite produzido.
Assim, uma equipe de desenvolvedores, consultores de laticínios e veterinários se juntaram para adaptar um óculos de realidade virtual para as vacas. Com a ferramenta, as fêmeas conseguem ver um ambiente onde há um grande campo ensolarado.
Segundo a reportagem, os especialistas tiveram que fazer uma adaptação do óculos da versão humana para a versão para as vacas, levando em consideração o tamanho da cabeça dos animais, assim como a visão deles.
Apesar de criativa, os desenvolvedores ainda não conseguiram comprovar se o uso da realidade virtual aumentou de fato a produção de leite. Ainda será necessário mais pesquisa. No entanto, os primeiros testes indicaram redução na ansiedade e melhoria no humor dos animais. (Texto: Canal Rural)
Mais sobre:
Assine nossa Newsletter
Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro