Olhando boi no Vale do Silício
Entre muito conteúdo relevante de inovação e batalhas de startups, o TechCrunch Disruptive São Francisco teve até startup brasileira no palco

Na semana passada aconteceu em São Francisco, no Vale do Silício, mais uma edição da TechCrunch Disruptive, evento de conteúdo e muitas competições entre Startups. Com mais de 100 atividades entre palestras e debates sobre o mundo da tecnologia, foram muitas batalhas de pitchs, e uma acirrada disputa em um hackathon, que reuniu dezenas de equipes de empreendedores na busca de reconhecimento e de uma relevante premiação.
Passar alguns dias no Vale do Silício é sempre revigorante, estimula nossa criatividade e entusiasma até aqueles que não estão ligados neste mundo novo da tecnologia. A profusão de eventos e encontros, aliado a algumas visitas em locais icônicos, faz destas estadas uma verdadeira imersão na cultura da inovação, da colaboração e do espírito empreendedor que existe em todos nós. E é neste ambiente que vem acontecendo desde 2011 o TechCrunch Disruptive.
Em um ambiente de feira, eram centenas de estandes de startups apresentando suas soluções e ferramentas para visitantes americanos e estrangeiros. Um público de interessados em tecnologia e muitos investidores, minerando ideias e projetos. E no palco uma verdadeira batalha entre vinte jovens empresas pré-selecionadas, e que tiveram seus times envolvidos nas 8 semanas anteriores, afiando seus pitchs e modelos de negócio. O evento já tem uma tradição desde 2007 e lançou várias Startups de sucesso. Ao longo destes anos passaram mais de 857 startups pela competição. Muitas dessas empresas perseveraram e já levantaram mais de U$8.8 bilhões em fundos, sendo que 109 foram vendidas ou lançaram ações. E são várias que ficaram famosas, menciono uma: Dropbox!

Uma banca de famosos na avaliação da batalha de Startups
A vendedora desta edição em São Francisco foi a Render, empresa local, que oferece soluções de nuvem para times desenvolvedores de aplicativos e websites. O objetivo da empresa é eliminar por completo a necessidade de manejar servidores ao oferecer a melhor experiência para desenvolvedores combinada com flexibilidade. Como todas concorrentes da batalha, já está operando e tinha levantado aproximadamente U$2.3 milhões. Chegar ao pódio desta competição exige esforço e dedicação, pois são várias etapas anteriores de disputas e validação do modelo de negócio. E o que dizer da banca nos dias finais, composta por investidores reconhecidos como Marisa Meyer, ex-CEO do Yahoo ou figuras do mundo das celebridades como os atores Ashton Kutcher e Will Smith, hoje badalados investidores. A premiação? Além de toda visibilidade um cheque de U$100 mil. Vale né?
E no meio de tudo isso encontrei dois brasileiros vendendo o conceito de pesagem inteligente de bovinos, a startup Olho do Dono estava lá no meio da feira. A dupla Pedro e Rafael fazendo barulho e criando curiosidade sobre como gerir melhor o rebanho com a automação do processo de pesagem. O sistema utiliza algoritmos que calculam o peso do animal a partir da filmagem, sem a necessidade de contenção para ficar de “olho no boi”. Confesso que deu orgulho de ver os brasileiros no palco principal, mas o jogo das batalhas era pesado, quem sabe em uma das próximas edições. O importante é estar lá!

Os brasileiros Pedro e Rafael apresentaram sua Olho do Dono em São Francisco
Em meio a tantos debates e batalhas fica claro que o mundo está mudando muito rápido e as tecnologias surgindo por todos os lados. Empreendedores errando, acertando e o mais importante, estando expostos ao escrutínio de suas ideias. Sejam investidores, desenvolvedores ou esta onda de consumidores ávidos por novidades, fica claro que o sucesso de uma startup passa pela validação de muitos. Eventos e competições como esta tem um papel fundamental no amadurecimento de nosso ambiente de inovação. Felizmente aqui também começam a proliferar e fortalecer nosso empreendedorismo e, talvez nos próximos anos, possamos levar nossas startups brasileiras ainda mais longe, quem sabe “contar os bois” também no Vale do Silício.
AUTOR:
Daniel Azevedo Duarte
Daniel Azevedo Duarte é editor-chefe do AgEvolution do Canal Rural, Mestre em Jornalismo (UCM/USP), MBA em Agro (FGV) e entusiasta da inovação no agro. Também é professor em Comunicação no Agro na PUC de Campinas e correspondente de publicações internacionais sobre o setor.
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