Aleph Farms cria carne em um laboratório no espaço
Startup israelense diz que tecnologia pode ser usada para fornecer alimentos a astronautas em órbita
A startup israelense Aleph Farms foi pioneira em conseguir desenvolver em laboratório, usando apenas células animais, um bife de verdade. E embora a aparência ainda seja um tanto quanto distante dos bifes com que estamos acostumados, os pesquisadores garantem que o sabor é igual. Até falamos dessa inovação aqui no AgEvolution. Agora, conseguiram fazer a mesma proeza no espaço, no laboratório da Estação Espacial Internacional.
Células bovinas foram coletadas na Terra e colocadas em uma bioimpressora 3D na área russa da estação. Os pesquisadores conseguiram, então, reproduzir um pedaço do tecido de um músculo, em um método que reproduz a regeneração de tecidos que acontece dentro do corpo das vacas.

O pedaço de tecido animal impresso em um laboratório no espaço (Foto: Divulgação/Aleph Farms)
Pode parecer pouca coisa, mas significa que a tecnologia pode ser usada para fornecer comida para astronautas vivendo na estação, a quase 400 km da órbita terrestre. “Esse experimento marca um importante passo em direção a nossa visão de garantir segurança alimentar para as próximas gerações ao mesmo tempo em que preservamos nossos recursos naturais”, disse o cofundador da Aleph Farms, Didier Toubia, em entrevista ao jornal inglês The Guardian.
O sucesso da startup, um dos cases mais populares do vibrante ecossistema agtech de Israel, se deve aos estudos recentes que indicam que o consumo de carne bovina e de leite e derivados precisa diminuir para evitar mudanças climáticas drásticas em nosso planeta. O que já mostramos aqui no AgEvolution é que ainda será preciso superar barreiras culturais, já que boa parte dos americanos, por exemplo, simplesmente não tem vontade de provar carnes feitas em laboratório.
Mais sobre:
Assine nossa Newsletter
Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro