Mobiliza Startups debateu a estratégia da Claro em IoT
O consumo de dados por usuário vem dobrando anualmente, gerando uma demanda exponencial
Seguindo uma série de eventos promovidos pela Comissão de Inovação da Farsul (Federação da Agricultura do RS) na última sexta-feira aconteceu o encontro Mobiliza Startups. Em uma parceria com Senar e Sebrae, o evento debate temas de interesse de empresas jovens e inovadoras, e nesta edição focou na mentoria para 10 startups AgTech do RS, com várias conectadas por skype do interior do estado.

Comissão de Inovação da Farsul fala sobre conectividade com diretoria da Claro
O começo da conversa foi sobre o ambiente do agronegócio no Rio Grande do Sul, com dados das principais cadeias produtivas no Estado, evidenciando alguns gargalos e oportunidades de negócio para empresas inovadoras. Foi seguido por um painel super interessante com Layon Lopes, um dos mais reconhecidos advogados que atuam com Startups, dando dicas de como iniciar bem o negócio e evitar problemas jurídicos na constituição e crescimento da empresa.
O ponto alto foi apresentação sobre o atual cenário da conectividade no Rio Grande do Sul e perspectivas de investimento e melhorias no futuro próximo, incluindo informações e dados sobre a nova tecnologia 5G. Os dados demonstram que o Brasil está em posição de liderança na América Latina, e tem perspectiva de expansão muito rápida de internet nos próximos meses e anos. Foram estes os prognósticos da diretoria da Claro para o grupo.

Eduardo Polidoro, diretor de IoT da Claro fala de conectividade
O CEO da Claro, Paulo Cesar Teixeira, deixou clara a estratégia da empresa de estar presente e investir na expansão da infraestrutura de conectividade e oferta de serviços de dados no RS. A cobertura atual com tecnologia proprietária 4.5G conquistou uma presença dominante, e os planos para o futuro apresentados só reforçam a crença de que estamos entrando em uma nova era. Além dos aumentos de banda, as empresas estão investindo em tecnologias disruptivas de software que possibilitam o melhor uso da infraestrutura, alavancando a possibilidade de entrega de conteúdo em um mercado em rápida expansão de demanda.
Com esta perspectiva, uma série de novos negócios começam a ser viáveis e podem trazer ganhos importantes para várias atividades do Agro. Atento a isso, o diretor de IoT da Claro, Eduardo Polidoro, tem um plano em andamento de expansão de soluções de conectividade com sensores e em regiões fora das grandes cidades. As vantagens econômicas e de eficiência do sensoriamento já estão criando novos usos e necessidades, e a tendência é de aceleração deste movimento. Para dar uma ideia da velocidade que a demanda está crescendo, Paulo Teixeira declara que na média o consumo de dados por usuário vem dobrando a cada ano, com o uso cada vez mais frequente de videos, fotos e dados em aplicativos. São clientes que precisam ser atendidos, e a companhia está atenta e respondendo.
O tema conectividade vai ser novamente debatido no dia 29/08, na Expointer, no evento do AgEvolution, com transmissão na internet e TV. Fique atento.
Mais sobre:
AUTOR:
Daniel Azevedo Duarte
Daniel Azevedo Duarte é editor-chefe do AgEvolution do Canal Rural, Mestre em Jornalismo (UCM/USP), MBA em Agro (FGV) e entusiasta da inovação no agro. Também é professor em Comunicação no Agro na PUC de Campinas e correspondente de publicações internacionais sobre o setor.
Assine nossa Newsletter
Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro