Bilionários investem em food tech que cria proteínas alternativas
A Motif Ingredients recebeu US$ 90 milhões do fundo de Bill Gates e Richard Branson
Os consumidores têm buscado alternativas às carnes e procurado bebidas e proteínas feitas à base de plantas. Só nos Estados Unidos o segmento registrou um aumento de 17% em 2018. É por isso que food techs como a Motif Ingredients, de Boston, estão despertando o interesse de fundos de investimento e de grandes empresas.
A Motif, spin-off da empresa de biotecnologia Ginkgo Bioworks, usa técnicas de edição genética, biotecnologia e fermentação para criar proteínas que melhoram o sabor e os valores nutricionais de substitutos das carnes e outros alimentos à base de plantas. A atuação da companhia não passou despercebida. Em uma rodada de investimentos série A, ela recebeu US$ 90 milhões. Entre os investidores está o fundo Breakthrough Energy Ventures, mantido por bilionários como Bill Gates, Richard Branson, Jeff Bezos e o chinês Jack Ma.
“Este é um grande momento no setor das proteínas, especialmente entre aqueles que produzem a partir de bases vegetais. Mas ainda há muito o que otimizar em relação a formatos, custo, performance funcional, valor nutritivo, sabor e textura desses produtos”, disse o CEO da Motif, Jonathan McIntyre, em entrevista ao site AgFunderNews.
A Motif não vê sua atuação como uma ameaça às diversas food techs que atuam no segmento, buscando proteínas alternativas. De acordo com McIntyre, o foco da empresa é fornecer ingredientes que poderão ser usados pelas startups na fabricação de produtos destinados ao consumidor final. E esses ingredientes poderão baratear o custo da produção, um dos maiores desafios enfrentados pelos empreendedores do setor.
Assine nossa Newsletter
Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro