Inteligência Artificial
Máquina garante 95% em índice de germinação de sementes
Classificação por inteligência artificial pode reduzir custos de FLVs a produtores e empresas
A israelense Seed-X lançou uma selecionadora capaz de elevar a taxa de germinação das sementes de FLVs (frutas, legumes e verduras) a 95% por meio de inteligência artificial.

O índice supera práticas atuais que não passam de 90%.
O índice supera as práticas tradicionais de enriquecimento e processamento baseadas em amostragem estatística que não passam de 90%.
De acordo com Aynat Peleg, gerente de marketing da Seed-X, esse cenário é viável graças à qualificação de sementes por meio de inteligência artificial (IA).
“A GeNee Classificadora usa IA, visão computacional e algoritmos avançados para verificar a germinabilidade, semente por semente. E pode fazer isso para sementes de Solanaceae, Cucurbits e Brassica”, diz em materiais da própria agtech.
Graças à classificação de sementes alimentada por IA, as sementes não germinativas são rejeitadas de um lote – levando a um novo padrão de germinação da indústria de até 95%.
Segundo ele, para as empresas de sementes, também existe uma grande vantagem financeira. As práticas estatísticas atuais para testar e melhorar as taxas de germinação têm limites quando se trata de enriquecer um lote que fica abaixo do limite mínimo.
“Por exemplo, se após o processamento for constatado que um lote tem germinabilidade de 85%, ele não pode ser vendido. Isso resulta em uma perda financeira significativa que pode chegar a dezenas ou até centenas de milhares de dólares”, acrescenta.
Cerca de 10-15% dos lotes são descartados, o que está impactando toda a cadeia de abastecimento. “No entanto, se os produtores mudassem para sementes selecionadas por IA, isso poderia levar a uma redução significativa de custos, alguns dos quais poderiam ser repassados aos produtores ”, explica Peleg.
Definir um novo padrão da indústria para germinação de sementes de hortaliças de até 95% é uma ótima notícia, especialmente, para os agricultores. A razão é simples já que eles podem se beneficiar de melhores rendimentos e uso otimizado de insumos, além de preços de lote de sementes potencialmente mais baixos.
Assine nossa Newsletter
Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro