Plant based
Mapa abre consulta pública sobre produtos plant based
Alimentos à base de vegetais avançam no Brasil e no mundo como alternativa às proteínas animais
O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) está com uma Tomada Pública de Subsídios sobre a regulação dos produtos processados de origem vegetal, conhecidos como plant based. A consulta pública foi aberta na última sexta-feira e ficará disponível por um período de 90 dias.
Os produtos plant based, assim denominados genericamente, referem-se a uma classe de produtos compostos unicamente por matérias-primas de origem vegetal e que buscam espelhar características (organolépticas e nutricionais) de produtos de origem animal existentes.
A demanda por alimentos à base de vegetais tem crescido nos últimos anos e é uma área inovadora, tanto em diversidade de produtos (análogos a base de proteínas alternativas) quanto em empresas que ingressam no setor, conquistando um nicho cada vez maior de consumidores e da fração de mercado de produtos proteicos.
Segundo informações do The Good Food Institute (GFI), estima-se que o mercado global desse segmento atinja entre US$ 100 bilhões e US$ 370 bilhões até 2035.
“A Tomada Pública de Subsídios é uma ferramenta importante por permitir a participação de todos os envolvidos no processo e por auxiliar na tomada de decisões regulatórias, além de propiciar maior transparência ao processo e buscar conhecer às expectativas dos interessados no assunto”, destaca o diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Vegetal, Glauco Bertoldo.
As contribuições, tecnicamente fundamentadas, poderão ser feitas por meio do formulário para participação da tomada pública de subsídios, disponível no link: http://sistemas.agricultura.gov.br/agroform/index.php/345584?lang=pt-BR (fonte: Mapa)
Veja também o boletim AgEvolution “Novas foodtechs”:
Assine nossa Newsletter
Cadastra-se no Ag Evolution e conheças as principais empresas de tecnologia do mundo Agro